Connect with us

Atualidade

Barcelos: Catarina Furtado e Luís Trigacheiro no arranque da programação do TGV para 2024

Theatro Gil Vicente

Publicado

on

Luís Trigacheiro, Catarina Furtado, Fred Frith e Tiago Castro são alguns dos nomes mais sonantes da programação do Theatro Gil Vicente (TGV), para os dois primeiros meses de 2024.

A programação do novo ano arranca logo no dia 5, às 22h00, com Luís Trigacheiro, acompanhado por cinco músicos, com “Tour Fado do Meu Cante”. No dia 6, é a vez do concerto Boas-Vindas a 2024, pela Banda Musical de Oliveira e a 13 de janeiro, o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música de Barcelos, com ambos os espetáculos agendados para as 21h30.

No dia 18, às 22h00, há mais música: Fred Frith & Susana Santos Silva “Laying demons to rest”, concerto que se insere no Ciclo Jazz ao Largo.

Outras artes, outros gostos, o Cineclube Zoom apresenta no Theatro Gil Vicente dois filmes: “Fechar os Olhos”, de Víctor Erice, no dia 9, às 21h30; e a exibição do filme “Folhas Caídas”, de Aki Kaurismaki, no dia 23, às 21h30. O bilhete para as sessões de cinema têm um custo de 3,5 euros para o público em geral.

Já os mais novos começam o ano no reino da fantasia, podendo ver a peça “Pássaros & Cogumelos”, por Joana Gama, no dia 7, com sessões às 16h00 e 18h00. Outra proposta é a peça “Doce Gotinha: uma grande viagem apresentada pela “A Tempo – Produção Cultural”, também com sessão dupla, no dia 28, às 16h00 e 18h00, que tem narração e voz de Catarina Furtado e José Pedro Gil, acompanhados ao piano por Emanuel de Andrade, numa peça baseada na obra de Inês de Barros Baptista, com ilustração de Alberto Faria. Estes dois espetáculos inserem-se na rubrica “Em família no TGV”.

Antes no dia 14, há teatro para bebés (dos 8 meses aos 36 meses). São também duas sessões às 10h00 e 11h30. da peça “Für Beethoven” pela MUDA’TE Companhia de Artes Performativas – Associação Cultural.

Para o público adulto, pelas 21, às 18h00, há espetáculo de dança “Heitor Villa-Lobos”, pela H.A.D – Histórias da Arte e da Dança, e no dia 27, às 21h30, sob a palco a peça de teatro “Como Quem Arruma a Casa” pela Companhia de Artes Performativas “Em Movimento” da Delegação de Ponte de Lima da APPACDM de Viana do Castelo e Grupo de Teatro da APACI – Barcelos.

A programação de janeiro no TGV termina com humor, dia 31, às 21h30, espetáculo de stand-up comedyDaqui de Bixo”, apresentado por Tiago Castro, A sessão tem um custo de 10,00€.

Fora de Portas

Na programação “Fora de Portas”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho; no dia 20 de janeiro, às 22h00, atua Daniel Knox, e no dia 26, às 21h30, é a vez de Afonso Dorido (Homem em Catarse, Indignu) e Francisco Silva (Old Jerusalém) apresentarem “Velho Homem”, em residência artística, na Igreja do Terço, espetáculos inseridos no ciclo de concertos ‘triciclo’.

Odisseia Nacional – Teatro Nacional D. Maria II

Barcelos é um dos 90 municípios portugueses que integram o périplo da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II que, ao longo de 2024, dissemina a sua atividade artística por todo o país, envolvendo as populações, os agentes culturais e os municípios. Neste âmbito, entre fevereiro e março, uma equipa multidisciplinar do Teatro Nacional D. Maria II irá trabalhar com grupos da comunidade de Barcelos. Assim, entre os dias 9 de fevereiro e 2 de março, a Galeria Municipal de Arte e o Theatro Gil Vicente recebem a exposição “Quem és tu? Um teatro nacional a olhar para o país” e ainda visitas guiadas à exposição nestas datas.

Outras iniciativas: a 17 de fevereiro, oficinas para famílias, na Galeria Municipal de Arte; no dia 8 de fevereiro, ação “Podemos entrar?”, nas escolas do concelho; em 8 de fevereiro, oficina “Territórios Poéticos”, no Theatro Gil Vicente; a 9 de fevereiro, “Conversas depois de um espetáculo para preparar o futuro”, no Theatro Gil Vicente; e a 2 de março, debate, no Theatro Gil Vicente.

Programação de fevereiro

A abrir a programação do mês de fevereiro a sala de espetáculos do TGV recebe a peça “Branca de Neve”, que sobe ao palco nos dias 3 (16h00 e 21h30) e no e 4 (16h00), encenada pela companhia Jangada Teatro. Mais tarde, no dia 18, às 16h00, e apresentada a peça “Era uma vez a Vida”, pelo TPC- Teatro Popular de Carapeços-TPCzinho.

No dia 17, é a vez dos mais crescidos (maiores de 16) assistirem à peça “Maria, a Mãe”, pela Loup Solitaire, com interpretação da atriz portuguesa Custódia Gallego.

Mais tarde, a 25, pelas 10h00 e 11h30, há lugar à oficina para bebés (dos 3 meses aos 3 anos) “Música em Família para uma”, pela Tubábá Família. Ainda no teatro, a Odisseia Nacional – Teatro Nacional D. Maria II apresenta a peça “Zoo Story”, com duas sessões: às 10h30, destinado ao público escolar e às 21h30, para o público em geral.

Música e cinema

No dia 23, o serviço educativo do triciclo promove o concerto do músico e produtor Mira Quebec e do artista multidisciplinar Diogo Mendes, com sessões agendadas paras 15h00 (destinado ao público escolar) e, às 22h00, (para o público em geral).

Entretanto, a Associação Zoom – Cineclube volta a apresentar cinema no Theatro Gil Vicente. Desta feita, vai ser exibido, no dia 6, o filme “A Princesa Errante” e, no dia 20, o filme “A Senhora Ogin”, ambos inseridos no Ciclo Kinuyo Tanaka (3.ª fase). As sessões têm início às 21h30 e entrada paga.

Fora de Portas

Na programação “Fora de Portas”, o triciclo leva à Igreja do Terço, no dia 8 de fevereiro, às 21h30, o concerto de Yegor Zabelov.

Imagem: CMB.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas