Atualidade
Tim Bernardes em conferência-performance no Porto
Para assistir a 3 de julho, às 21h00, na Escola das Artes da Católica no Porto
No dia 3 de julho, às 21h00, o cantor brasileiro Tim Bernardes, que está em digressão pela Europa, vai participar numa conferência-performance na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um evento gratuito que decorre no âmbito do programa público da Porto Summer School on Art & Cinema, organizado pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Tim Bernardes é, hoje, um dos principais nomes da nova música brasileira. Muito elogiado por Caetano Veloso e admirado pela maneira como cruza a MPB (Música Popular Brasileira) com o rock indie e como as suas baladas nos atingem no coração. Surgiu na cena musical com a banda de São Paulo “O terno” e o seu trabalho teve grande visibilidade quando compôs temas para intérpretes como Gal Costa (“Realmente Lindo”, 2018) ou Maria Bethânia (“Prudência”, 2021).
O seu primeiro álbum “Recomeçar” (2017) foi um dos nomeados para o Grammy Latino de 2018 e ficou em segundo lugar entre Os Melhores Álbuns de 2017, pela revista Rolling Stone. Tim Bernardes é mencionado e impulsionado por artistas como Devendra Banhart e pelo grupo BadBadNotGood. Em 2022, participou na digressão americana dos Fleet Floxes. No início de 2022, lançou o seu segundo álbum a solo, “Mil Coisas Invisíveis”, disco que Tim Bernardes equipara a um livro resultante de um trabalho de artesano contemporâneo pós-internet. Trabalho existencialista onde se revela um mundo muito singular.
A finalizar a sua tournée pela Europa, com concertos em França, Inglaterra e Espanha, Tim Bernardes regressa ao Porto (depois de ter esgotado a Casa da Música em outubro de 2022) para uma Conferência-Performance moderada por Nuno Crespo, curador e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Em palco, o cantor e compositor irá fazer um percurso pelo seu trabalho, abordando não só a sua forma de compor, mas também desvendar as influências que estão na origem das sonoridades das suas baladas e dos seus poemas. Nesta conversa sobre música, poesia e sentimentos, o artista explorará como é que num mundo automatizado e tecnologizado se pode compor de modo artesanal, resistindo poeticamente aos automatismos e imediatismos da tecnologia contemporânea.
Esta Conferência-Performance enquadra-se no programa público da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada pela Escola das Artes da Universidade Católica, que entre 3 e 8 de julho irá proporcionar uma experiência cultural imersiva para explorar o conceito de Festa, direcionado a todos os amantes de cultura da cidade do Porto.
Além de Tim Bernardes, estão confirmadas as presenças da cineasta Jazmín Lopez, dos artistas Maria de Brugerolle, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, Carla Filipe, dos músicos e DJs Abraxas e Rare Romance; e das performers Piny, Leo Soulflow, André Cabral, Baronesa e dos Teatro Praga. Momentos que vão decorrer em diferentes espaços da cidade do Porto: Escola das Artes, Serralves, Passos Manuel e Cinema Batalha.
Programa Completo:
3 JUL
21h00 – TIM BERNARDES
Conferência-Performance
Auditório Ilídio Pinho, Escola das Artes
4 JUL
21h30 – JAZMÍN LOPEZ + Q&A
Sessão de Cinema
Si yo fuera el invierno mismo
Batalha Centro de Cinema
5 JUL
19h30 – BÁRBARA WAGNER & BENJAMIN DE BURCA
Sessão de Cinema + Q&A
Auditório do Museu de Serralves
6 JUL
22h00 – CARLA FILIPE presents
I don’t like parties never and forever
ABRAXAS (LIVE ACT)
RARE ROMANCE
Passos Manuel
7 JUL
21h00 – PINY + LEO SOULFLOW + ANDRÉ CABRAL + BARONESA
Conferência-performance-festa
Que festa faz o corpo? Do Disco ao House entre o Waacking, o House e o Old Way Vogue
Auditório Ilídio Pinho, Escola das Artes
8 JUL
A partir das 16h00 – TEATRO PRAGA
Queermess
Escola das Artes.
Foto: DR.
Atualidade
PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados
A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.
A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.
Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.
Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse.
Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.
Foto: PSP.
Atualidade
“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra
Depois de passar pelo Festival d’Avignon
O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.
Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.
Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.
Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.
Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.
Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.
O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.
A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.
Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.
Imagem: DR.
Atualidade
Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026
A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.
O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.
Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.
Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.
Imagem: ML.
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