Connect with us

Atualidade

40ª Feira do Livro de Barcelos com Mia Couto, Pedro Lamares e Pedro Chagas Freitas

Certame conta com 70 editoras

Publicado

on

Livros, livros e mais livros. Muitos. De permeio, conversas com escritores, concertos, teatro de rua, animação e um espaço exclusivo para as crianças darem azo à imaginação. Este é o cenário da 40ª edição da Feira do Livro de Barcelos, que monta arrais na Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Largo Dr. José Novais, de 30 de junho a 9 de julho.

Promovido pelo Município de Barcelos, o certame deste ano propõe uma programação multifacetada que convoca o público para um programa de grande diversidade cultural, e que conta com a presença de autores como Mia Couto, Pedro Lamares, Pedro Chagas Freitas, entre outros.                                     

Paralelamente à venda de livros – estão presentes na Feira 21 stands representando 70 editoras – ao longo de dez dias, a programação abrange lançamento e apresentação de livros (9), conversas com escritores (10), dois concertos musicais, por Mafalda Veiga e Carolina de Deus. Simultaneamente, há animação de rua pela VIA3 – Companhia de Teatro, pel’Associação D’Improviso e por Pedro Pereira (saxofone).

A edição deste ano conta também com programação específica dedicada às crianças, que podem desfrutar de atividades diárias, entre as quais: pinturas faciais, apresentações de livros, cantinho da leitura, desenhos para colorir, ludoteca e mural de pintura.

No decorrer da Feira, a 7 de julho, haverá, ainda, espaço para teatro de rua com a dramatização da “A Passagem da Rainha Santa pelo Caminho Português de Santiago” e a dramatização “A Lenda do Galo em 10 minutos”, ambas dinamizadas e protagonizadas pela VIA 3, Companhia de Teatro. A noite termina com a já tradicional queimada galega.

À semelhança de anos anteriores, a Feira estará aberta ao público de segunda-feira a domingo, nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira, das 17h00 às 00h00; de sexta-feira a domingo, das 16h00 às 00h00.

Literatura em comunhão com música: Mafalda Veiga e Carolina de Deus

A Feira do Livro deste ano traz a Barcelos animação musical. Para juntar à literatura, a organização do certame promove dois concertos e música pela rua. No sábado, 1 de julho, pelas 21h30, Mafalda Veiga sobe ao palco do Largo da Porta Nova para apresentar grande parte da sua obra musical; e já quase no fecho do certame, sábado, 8 de julho, pelas 22h00, sobe ao palco Carolina de Deus. A fechar o evento, no dia 9 de julho, às 16h00, Rui Vilhena apresenta “Música pela Rua”.

Lançamento de livros e conversas com escritores

Da vasta programação cultural preparada para esta edição, destaca-se a apresentação de novas obras literárias. É o caso do livro “Quinta do Tamariz – Lugar de Vinhos com História”, por António Vinagre e António Barros Cardoso, logo no 1º dia do certame, pelas 17h00. Mais tarde, pelas 22h00, é apresentado o livro “Manifesto pelos Leitores de Poesia” de Filipa Leal e Pedro Lamares.

No dia 1, sábado, à tarde (16h00), haverá o lançamento do livro “A Virgem da Loira Trança”, de Alfredo Carvalhaes, com moderação de Francisco Duarte Mangas e do poeta José Queiroga; enquanto às 17h00 será a vez da apresentação do livro “The Summer I Met Percy Roberts”, de Amanda Rodrigues.

Entretanto, dia 2, domingo, pelas 16h30, é a vez do barcelense Cândido Sobreiro moderar a apresentação do livro “Peças breves sobre a ascensão e queda de uma egoísta chamada Europa”, de Ricardo Correia e Vanesa Sotelo.

No dia 3 de julho, segunda-feira, há mais livros em destaque: apresentação da obra “A Tatuagem”, de David Gilmar, com moderação de Victor Pinho e, às 21h30, “Feira do Livro de Barcelos: 40 anos de história”, com Carlos Fiolhais, Fernando Pinheiro, José Fanha, Manuel Marinho, Paulo Gonçalves, Victor Pinho e Zeferino Coelho.

A meio da semana, quarta-feira, dia 5, é apresentada mais uma obra: “12 Chaves para a Felicidade”, de Luís Lameira.

Na quinta-feira, dia 6, são apresentados mais dois livros: (18h00) “Maria Adélia e Américo. Um casal do Vale do Lima. Herança para as gerações futuras”, de Américo da Gama (António Damásio), e mais tarde, pelas 21h30, é feito o lançamento da obra “A Jornada do Artista”, de Gabriela Peixoto, com moderação de José Campinho.  

Na sexta (18h00), é apresentado o livro “Bom Caminho para Santiago”, de José Vaz Careto, com moderação de Lúcio Lourenço.

José Rui Teixeira abre “Conversas com” escritores

À semelhança do que acontece com a apresentação de livros, a Feira do Livro de Barcelos, nesta edição de 2023, tem um recheado programa de “Conversas com…”.

A ideia é aproximar autores do público e assim tentar captar novos leitores. No certame livreiro deste ano, vão estar em Barcelos: José Rui Teixeira, Diana Matos Leite e José Poças Falcão (1 de julho); Paulo Almeida Fernandes e Celestino Lores, em tertúlia moderada por Lúcio Lourenço (7 de julho); e conversa-concerto com Aldina Duarte e Maria do Rosário Pedreira (9 de julho).

Mia Couto abre sessão de entrevistas

Nesta edição da 40ª edição da Feira do Livro de Barcelos, há lugar também para entrevistas com Mia Couto e Rita Ferro (2 de julho – 18h00 e 21h30); Pedro Chagas Freitas (5 de julho – 21h30); Álvaro Laborinho Lúcio e Inês Meneses (8 de julho – 17h30 e 18h30) e Matilde Campilho (9 de julho – 17h00).

Programa Infantil

Já é um hábito, mas desta vez a componente de animação infantil da Feira do Livro sai reforçada.  Além das atividades permanentes diárias, como Ludoteca, Caixa das ideias “Faz tu mesmo!”, Cantinho da leitura, Desenhos para colorir e Mural de pintura, destacam-se, ainda, encenações, conversas com escritores, pinturas faciais, oficinas de música, jogos de tabuleiro, e ateliê de barro.

Imagens: CMB.

Atualidade

Barcelos debate sustentabilidade rumo a um futuro mais verde

Publicado

on

A cidade de Barcelos acolheu, na passada quarta-feira, um evento dedicado à sustentabilidade, organizado pelo H2O & Sustainability Innovation Hub. Na abertura da iniciativa, que decorreu no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, mostrou a sua “satisfação pela nossa Cidade acolher um evento desta natureza, com grande diversidade temática e com palestrantes de reconhecida capacidade técnica e científica. Certamente nos trarão experiências, contributos e horizontes muito válidos para enfrentarmos os desafios que se nos colocam ao nível da sustentabilidade ambiental, social, empresarial e económica”, disse. 

Esta iniciativa, que contou com a presença do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Eng. José Pimenta Machado, e que mobilizou para Barcelos uma série de painéis de discussão sobre temas como os desafios e oportunidades do setor das águas em Portugal, a importância da tecnologia na obtenção de ganhos de eficiência nas concessões / serviços de água e saneamento, normas de relato de sustentabilidade da UE e o seu impacto no reporte de ESG e apresentações de soluções inovadoras por parte de Startups, surgiu da necessidade  de “promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, disse Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.

As alterações climáticas geraram um aumento da frequência de ocorrências extremas, como, por exemplo, os períodos de seca severa ou inundações, por isso a necessidade de otimização de perdas e consumo de água, eficiência energética, eficiência hídrica, gestão mais eficiente de resíduos, entre outros, torna-se cada vez mais relevante uma abordagem integrada e cientificamente robusta em relação aos mesmos.

“Ficamos muito entusiasmados em trazer o H2O & Sustainability Innovation Hub para Barcelos e promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, disse Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

“Às Sextas na Praça” anima, de novo, noites de Anadia

Publicado

on

O ciclo de espetáculos “Às Sextas na Praça” 2024 arranca no próximo dia 07 de junho, pelas 22h00, com a atuação da banda anadiense “Applause Band”, decorrendo até 20 de setembro, numa organização do Município de Anadia.

“Às Sextas na Praça” é um projeto de dinamização cultural ao ar livre, que pretende preencher com música as noites de sexta-feira, na Praça da Juventude, em Anadia, numa organização da Câmara Municipal de Anadia.

Para o mês de junho estão previstas ainda mais duas atuações, no dia 14, com Gonçalo Gomes, e, no dia 28, com os “The Eighties”. O ciclo de atuações sofrerá um interregno, no dia 21, devido à realização do certame da “Feira da Vinha e do Vinho” que decorre entre 19 e 23 de junho, no Vale Santo, em Anadia.

Este ciclo de espetáculos tem como objetivo contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre, com entrada gratuita, que dará palco a artistas e a géneros musicais variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos.

Programação

7 junho – Applause Band

14 junho – Gonçalo Gomes

28 junho – The Eighties

5 julho – Colmeia – Folk Ancas

12 julho – Banda Tempo

19 julho – On off

26 julho – Incantus

02 agosto – B’Label

09 agosto – Dina Pinto (fado)

16 agosto – Groovart – Academia de Artes

23 agosto – Ecos D’adega

30 agosto – The Founders

06 setembro – Meninos da Sacristia

13 setembro – Orquestra Desigual da Bairrada

20 setembro – Rob’s Angels 

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Sintra recebe 3ª edição do Jazz em Monserrate em setembro

Apresentação do programa será a 8 de junho e inclui um concerto de Perico Sambeat, às 19h30, no Parque de Monserrate

Publicado

on

De 6 a 28 de setembro, os sons do jazz voltam a unir-se ao exotismo do Parque de Monserrate, para proporcionar experiências únicas de partilha e de fruição artística. A apresentação do programa da 3ª edição do festival que aposta no diálogo entre música, património e natureza será no dia 8 de junho, sábado, e conta com um concerto do aclamado saxofonista espanhol Perico Sambeat, às 19h30, no relvado do Parque de Monserrate. O evento, cujos bilhetes têm o custo simbólico de 1€, será uma oportunidade para conhecer em primeira mão todas as novidades do Jazz em Monserrate para 2024, o ano em que, mantendo uma programação de grande qualidade, agora sob a direção artística de Inês Laginha, o festival vai, pela primeira vez, além-fronteiras.

É, pois, do estrangeiro, mais precisamente da vizinha Espanha, que vem Perico Sambeat, o primeiro convidado desta nova fase do Jazz em Monserrate. O prestigiado saxofonista é presença habitual nos palcos internacionais, contando com mais de uma vintena de discos em nome próprio e diversas colaborações em álbuns de alguns dos músicos mais relevantes da atualidade, dos quais se destacam Dave Douglas, Ron Carter, Michael Brecker ou Bernardo Sassetti.

No concerto de apresentação desta edição do festival estará acompanhado por um trio de músicos portugueses: João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria). Será com eles que, neste fim de tarde, no relvado de Monserrate, irá explorar música integralmente da sua autoria, dando-lhe uma nova vida e brindando o público com um som que equilibra perfeitamente energia e clareza melódica.

Os bilhetes para o concerto têm o custo simbólico de 1€ e vendem-se exclusivamente no site da Parques de Sintra: (https://jazzemmonserrate.pt/event/concerto-perico-sambeat-apresentacao-jazz-em-monserrate-2024/). A abertura de portas será às 19h00, meia hora antes do início do espetáculo.

Para tornar mais cómodo o acesso aos concertos noturnos, a Parques de Sintra disponibiliza um serviço especial de transporte gratuito durante o Festival. A opção estará já disponível no concerto de Perico Sambeat, no dia 8 de junho.

O circuito de autocarros tem início às 18h00 na estação ferroviária da Portela (lado sul), segue depois para a estação de Sintra. O percurso termina junto à entrada principal do Parque de Monserrate.

No final dos concertos, efetua-se o percurso inverso, com partida do Parque de Monserrate, até ao transporte do último visitante.

Para beneficiar deste serviço, basta apresentar o bilhete para o concerto dessa noite.

Inês Laginha é a nova diretora artística do Jazz em Monserrate

Antes do concerto, às 18h30, o programa completo do Jazz em Monserrate 2024 será apresentado à imprensa, na Sala da Música do Palácio de Monserrate. Inês Laginha, nova diretora artística do festival revelará todas as novidades desta terceira edição, seguindo-se uma conversa em torno do tema “O que é o jazz?” com a participação de alguns músicos que vão integrar o cartaz.

Compositora e docente na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Inês Laginha é, desde o final de 2017, diretora artística da Casa Bernardo Sassetti. Nesta instituição tem programado e produzido múltiplas iniciativas culturais, com destaque para o Festival de Jazz Bernardo Sassetti – um festival anual itinerante que visa levar a música jazz a todo o país. Agora, abraça, também, o projeto Jazz em Monserrate.

Este festival nasceu em 2022, da enorme vontade de convidar o público a usufruir de um dos mais belos locais de contemplação do mundo, deixando-se deslumbrar pela emoção que só a música pode proporcionar e juntando-lhe a atmosfera descontraída e o contacto com a natureza para gerar memórias únicas, singulares e coletivas.

Conjugando a beleza de Monserrate com uma programação sólida e de grande qualidade, que tem percorrido as diversas correntes do jazz português contemporâneo e dialogado com outras artes como o cinema e a spoken word, o sucesso das duas primeiras edições demonstrou que o Jazz em Monserrate veio ocupar um espaço que havia por preencher. Pelo palco do festival já passaram nomes como Mário Laginha, Afonso Pais, Maria João, Carlos Bica, Filipe Raposo e Rita Maria.

Nesta terceira edição, abre-se ao mundo e conta com artistas nacionais e internacionais, numa confluência de experiências e culturas que são reflexo, quer da fusão de estilos arquitetónicos do palácio que preside ao grande relvado, quer do exótico jardim que acolhe esta experiência.

O Jazz em Monserrate é promovido pela Parques de Sintra e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Smooth FM é a rádio oficial do festival.

Mais informações e aquisição de bilhetes em www.jazzemmonserrate.pt

Imagem: PSML.

Continuar a ler

Mais lidas