Connect with us

Atualidade

Estarreja mantém a tradição, as Festas de Santo António estão a chegar

Festejos começam a 2 de junho com o Mercado Antigo e levam à cidade Tiago Silva (dia 3), Carlão (dia 9), Marisa Liz (dia 10) e José Cid (dia 11)

Publicado

on

A cidade de Estarreja enfeita-se e prepara-se para festejar as tradições. Estão aí as Festas de Santo António de Estarreja, com 10 dias de animação. Guarde estas datas – 2 a 13 de junho – e espreite a programação onde cabem o mercado antigo, as marchas populares, as tasquinhas de gastronomia regional, o folclore (este ano com uma novidade), concertos com artistas nacionais e exposições. Nos primeiros dias do próximo mês, Estarreja é um ponto de encontro e convívio, com entradas livres.

Mantém-se a tradição com o Mercado Antigo a abrir os festejos

Numa viagem às tradições e recriação do quotidiano do final do séc. XIX e início do séc. XX, a emblemática Praça Francisco Barbosa acolhe o Mercado Antigo (dias 2, 3 e 4 de junho), com mais de 70 espaços de venda, comes e bebes, produtos, animação e trajes adequados à época. Os estarrejenses em representação das coletividades ou a nível particular dão alma e corpo a esta viagem ao “Mercado da Praça”.

O concerto “Praça Filarmónica” dá a nota de abertura, no dia 2, reunindo no mesmo palco as bandas filarmónicas de Estarreja (Banda Club Pardilhoense, Banda Visconde de Salreu e Banda Bingre Canelense), num momento que valoriza e aplaude o trabalho realizado por estas coletividades, verdadeiras escolas de música e de cidadania, por onde passam e são formados centenas de estarrejenses.

A noite de 3 de junho, sábado, será animada por Tiago Silva, finalista do programa The Voice Portugal 2020. No domingo, dia 4, para além do já tradicional Desfile Etnográfico, às 10h30, as festas têm a honra de apresentar o espetáculo comunitário interassociativo “(A)BRAÇOS DA RIA”, com conceção e direção de Luís Fernandes, da Associação d’Orfeu, com a participação dos grupos de folclore do concelho: Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, Grupo Etnográfico “Danças D’Aldeia”, Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã” e Rancho Folclórico “As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã”.

Nas incontornáveis Festas de Santo António de Estarreja, a Câmara Municipal valoriza a tradição, o encontro de estarrejenses, coletividades e visitantes.

O Parque do Antuã é o palco dos grandes concertos e das tasquinhas

Entre os dias 9 e 12 de junho, as festas assentam arraiais no Parque Municipal do Antuã com tasquinhas e longas horas de animação garantidas. No cartaz do evento surgem os concertos de grandes nomes da música nacional que dispensam apresentações: Carlão (dia 9), Marisa Liz (dia 10) e José Cid (dia 11).

Como sempre, a participação de dezenas de associações locais é uma imagem de marca dos festejos. São disso exemplo as Marchas Populares (12 junho), um dos momentos mais aguardados dos festejos antoninos em Estarreja, fruto do bairrismo das forças vivas do município. Um total de 7 grupos, somando mais de 7 centenas de marchantes, desfilam na véspera do feriado municipal inspirados em temas populares (Escola de Samba “Vai Quem Quer” – “Em Terras de Miranda quem dança é a Vai Quem Quer”; Associação Cultural e Recreativa “A Esteira de Veiros” – “Maria, A Ceboleira”; Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes – “Pela Ria a navegar”; Associação Cultural e Recreativa Unidos do Agro – “As Lavadeiras”; Fundação Cónego Filipe Figueiredo – “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”, Fernando Pessoa; Grupo de Samba “Os Morenos” – “As salinas de Aveiro”; Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense – “Bailaricos da Aldeia”).

Nas Tasquinhas, são 12 as coletividades (Escuteiros Santa Marinha de Avanca; Grupos de Samba Os Morenos, Vai Quem Quer e Samba Tribal; Grupos de Folia Clube Pimpónico, TAS’KU’ELA, Gresfa e Xatiados; Arsenal de Canelas; Saavedra Guedes; As Tricaninhas S. Miguel Fermelã; Antuã Beach Handbal Team) que dão a provar os petiscos regionais e concorrem pelo prémio de melhor prato. Se às iguarias juntarmos a animação musical, completo fica o serão destas noites quentes em Estarreja.

A semana é coroada com as celebrações religiosas e a Sessão Solene do Dia do Município (13 de junho), no Cine-Teatro Municipal, às 15h. Em dia de celebração municipal, para o qual está convidada toda a comunidade, Estarreja presta homenagem a personalidades e instituições que honram o nome do município com atribuição das Medalhas de Mérito Municipal, Votos de Louvor a melhores alunos e atletas e clubes campeões nacionais e homenagem aos trabalhadores da Câmara Municipal que cumprem 25 de serviço e que se aposentaram. Este ano serão galardoados com a Medalha de Mérito, o Professor Humberto Varum, o Grupo Tradicional de Música Portuguesa “Ventos da Ria”, o Grupo Etnográfico Danças d’Aldeia de Pardilhó e o Grupo Desportivo e Cultural da CIRES.

Imagem: CME.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas