Atualidade
Barcelos: Reunião de Câmara marcada pela atribuição de subsídios
Ação social, cultura, associativismo, desporto
A atribuição de subsídios marcou a agenda de trabalhos da reunião do Executivo camarário desta segunda-feira, realizada nos Paços do Concelho de Barcelos.
De entre os pontos aprovados, destacam-se os apoios sociais. Assim, foram concedidos: um subsídio no valor de mil euros, à Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, que tem como foco a assistência a pessoas com deficiência visual e a sua inclusão social; 15 mil euros à Casa do Povo de Alvito para aquisição de uma viatura elétrica, e idêntico valor ao Centro Zulmira Pereira Simões – IPSS, também para aquisição de viatura elétrica destinada ao Serviço de Apoio Domiciliário. Ainda no mesmo âmbito, foi aprovada a minuta do Acordo de Colaboração com a Associação SOPRO, que estabelece os termos e as condições do apoio do Município aos projetos desenvolvidos pela instituição, no valor de 15 mil euros. À AMAR 21 – Associação de Apoio à Trissomia 21 foram destinados cerca de 20 mil euros, com vista ao apoio social às crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e suas famílias. Foi também aprovada a minuta do Acordo de Colaboração a celebrar entre o Município de Barcelos e a Intensify World, no valor de 16.500 euros, o mesmo sucedendo com a Couto Vivo – Associação de Apoio Social e Cultural, no montante de 7.500 euros. No âmbito do FAMI – 102 – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, o Município deliberou conceder os bens e serviços solicitados aos cidadãos de origem ucraniana que chegaram ao território de Barcelos provenientes do contexto da guerra.
Em termos de associativismo, foi aprovado o acordo de colaboração entre o Município e o Grupo Folclórico de Barcelinhos (31.520 euros) para a realização do Festival Internacional de Folclore Rio e Festival Folclórico luso-galaico. Ainda nesta área, o Rancho Folclórico de Courel foi contemplado com 2.500 euros, a Associação Coral Magistrói com 11.000 euros e o Conservatório de Música de Barcelos com 30.000 euros.
Noutro âmbito, foram atribuídas verbas à Associação Clube Moto Galos de Barcelos (10.000 euros), para ajudar a colmatar os custos com a realização “26º Encontro Motard de Barcelos”, um subsídio no valor de 5.000,00€ ao Moto Clube Macieira de Rates para ajudar nos encargos com a concretização do Plano de atividades.
No que respeita ao apoio à prática desportiva, a Câmara Municipal deliberou aprovar mais quatro Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo para o ano de 2023. Desta feita foram contemplados a União Desportiva de São Veríssimo (15.100 euros), a Associação Desportiva e Cultural de Manhente (11.500 euros), o Santa Maria Futebol Club (239 mil euros), e a Associação de Futebol de Braga (159 mil euros).
Foto: CMB.
Atualidade
Oeiras: Detido por posse de arma proibida, ameaças e condução sob efeito do álcool
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção de um homem com 41 anos, por ser suspeito da prática dos crimes de posse de arma proibida (arma de fogo), ameaças e condução de veículo em estado de embriaguez.
A PSP recebeu uma comunicação que dava conta de que um cidadão estaria num supermercado a ameaçar os clientes do estabelecimento, com o recurso a uma arma de fogo. Prontamente, foram acionados meios e, no local, os polícias aperceberam-se de que um homem saía em passo apressado do estabelecimento comercial, entrando em seguida numa viatura. Ao aperceber-se que iria ser abordado, o homem tentou a fuga, sem sucesso, tendo em conta que a saída do parque de estacionamento estava bloqueada, o que permitiu a sua intercetação.
Efetuadas diligências junto do estabelecimento comercial, foi possível apurar que o indivíduo intercetado seria o suspeito das ameaças com recurso a arma de fogo efetuadas a vários clientes e funcionários do espaço. Na sequência da abordagem, o suspeito foi sujeito ao exame para o consumo de bebidas alcoólicas, o que confirmou que estaria a conduzir sob o efeito de álcool, com uma taxa 1.711 g/l, deduzido o erro.
Também foi encontrada uma arma de fogo, dissimulada em forma de telemóvel, objeto que utilizou para ameaçar os restantes cidadãos.
O detido foi presente à Autoridade Judiciária competente, em sede de 1º Interrogatório Judicial, para aplicação das medidas de coação.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Três detidos por tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção, em flagrante delito, de três homens com idades compreendidas entre os 20 e os 22 anos, por serem da prática do crime de tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução.
No decorrer da atividade de patrulhamento desenvolvida pelos polícias, estes procederam à fiscalização de uma viatura bem como do respetivo condutor. Na fiscalização, os polícias abordaram o condutor e o passageiro, por haver suspeitas de que estariam na posse de objetos ilegais. Após serem submetidos a uma revista pessoal e após concretizada uma busca à viatura em que circulavam, foram apreendidos os seguintes artigos: uma embalagem contendo no seu interior 2,4 doses individuais de haxixe; vários sacos plásticos herméticos vazios com vestígios de produtos estupefacientes; uma botija de óxido nitroso; uma arma de fogo semiautomática de calibre 7,65 juntamente com 6 munições do mesmo calibre; 4 telemóveis; 755 euros em numerário; e uma viatura ligeira de passageiros.
Os detidos foram presentes, no mesmo dia, perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, tendo sido aplicadas as medidas de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Detido para cumprimento de 4 anos e 6 meses de prisão
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 5ª Divisão Policial, no dia 30 de janeiro, pelas 09h30, na freguesia das Avenidas Novas, procedeu à detenção de um homem de 25 anos, sobre o qual pendia Mandado de Detenção para cumprimento de quatro anos e seis meses de prisão, por ter sido condenado pela prática de um crime de Tráfico de Estupefaciente.
No decorrer de uma desocupação de habitação, cuja morada estava em nome de um segundo indivíduo também com 25 anos de idade, os polícias encontraram, no interior da residência, e apreenderam 153,24 doses individuais de Haxixe; 70 euros em numerário; 4 telemóveis; diversas embalagens de plástico individuais e objetos utilizados no fracionamento e acondicionamento de estupefacientes; 4 facas, utilizadas para o fracionamento de estupefaciente; e 2 balanças de precisão digital.
Aquando da abordagem no local, foi possível perceber que o inquilino daquela habitação não estava presente e que coabitava na mesma com o ora detido, que tomou como seus os artigos e produtos acima descritos e apreendidos, há cerca de quatro anos a esta parte.
Ainda com o detido estava a sua mulher de 21 anos de idade e o filho de ambos, com 3 meses de idade.
O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, a fim de ser dado cumprimento da pena efetiva.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação