Atualidade
Universidades do Norte de Portugal juntas em congresso de psicologia
Mais de duzentos estudantes, investigadores e profissionais da área estão, estas segunda e terça-feira, na Universidade do Minho
A Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, acolhe, a 15 e 16 de maio, o 2º Simpósio Doutoral PSI.UNorte, reunindo mais de duzentos estudantes, investigadores e profissionais das universidades públicas do Norte de Portugal. A abertura oficial é esta segunda-feira, às 14h30, com os responsáveis das escolas/faculdades de Psicologia das universidades do Minho, Porto (UP) e Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), respetivamente, Miguel Gonçalves, Pedro Nobre e Inês Relva.
O extenso programa inclui oito sessões paralelas iniciais, 19 comunicações orais, uma mesa redonda e uma tertúlia noturna pré-evento, além da apresentação de 40 posters e 37 pitches. Destaca-se ainda a 16 de maio, às 17h00, a palestra plenária de Tânia Morgado, da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, seguindo-se o encerramento, com um(a) professor(a) e estudante da UMinho, UP e UTAD, as academias que formam o Consórcio UNorte.pt.
Entre os oradores convidados estão Bruno Aragão, deputado da Assembleia da República, Maria João Pereira, representante da International Mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education, Isabel Soares, diretora do laboratório colaborativo ProChild, e Sónia Rodrigues, presidente da associação AjudAjudar.
Já os investigadores do Consórcio UNorte.pt vão apresentar temas que impactam a sociedade em geral, como pobreza infantil, distúrbios alimentares e de sono, consumo de droga e álcool, psicopatia, traumas, declínio cognitivo, sobredotação, atitudes perante alterações climáticas, gamificação, rendimento escolar, jovens nem-nem e trabalho por turnos. As relações pessoais estão também na lista, como o toque e a atração, o que muda após um cancro, a depressão pré-natal, a infertilidade, a adoção homossexual, a infidelidade, a reunificação familiar, o ciberabuso, as testemunhas de bullying, a violência sexual e os trabalhadores de sexo trans.
O simpósio é promovido pela Escola de Psicologia da UMinho (e pela sua Associação de Estudantes), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP e pela Escola de Ciências Humanas e Sociais da UTAD. O objetivo é partilhar conhecimentos e práticas para aprofundar uma cultura de colaboração entre alunos, investigadores, docentes e psicólogos das três instituições. A primeira edição, simultânea à 1ª Convenção Psicologia UNorte, ocorreu em fevereiro de 2022, no Porto, com 180 participantes. Para 2024, prevê-se que o 3º Simpósio Doutoral e a 2ª Convenção Psicologia UNorte decorram na UTAD, em Vila Real.
O Consórcio UNorte.pt nasceu em 2015 e as três escolas/faculdades de Psicologia decidiram unir esforços na oferta educativa da área a partir de 2019, face à restruturação nacional dos mestrados integrados e para ganhar escala e dimensão competitiva. Harmonizar cursos de pós-graduação, facilitar a circulação de alunos e profissionais entre as três universidades, acentuar sinergias na investigação e cooperar na interação com a sociedade são algumas das metas.
Imagem: UM.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.
Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.
O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.
Foto: PSP.
Atualidade
Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.
No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.
“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.
Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.
“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca