Connect with us

Atualidade

Agrária de Coimbra dinamiza várias atividades no âmbito da 3ª Semana sobre Espécies Invasora

Portugal e Espanha

Publicado

on

No âmbito da 3ª Semana sobre Espécies Invasoras (SEI 2023), a decorrer de 13 a 21 de maio em toda a Península Ibérica, com o principal objetivo de alertar os cidadãos para o problema das espécies invasoras, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) junta-se a quase duas centenas de entidades e dinamiza um conjunto de atividades distintas.

Em concreto, a ESAC participa nesta ação concertada sobre espécies exóticas invasoras, uma das principais causas de ameaça à biodiversidade a nível global e com impactes significativos em termos ambientais, socioeconómicos e de saúde pública, promovendo e colaborando, entre outras, nas seguintes iniciativas:

Dia 13 de maio, 10h00 – Remoção de Plantas invasoras na Charca de Noé (Ação de controlo); A Charca de Noé é uma Arca de Noé para plantas aquáticas raras e ameaçadas. Mas para conservar a valiosa coleção botânica lá existente é necessário um esforço constante de remoção das plantas invasoras que colonizam a charca e as suas margens. Nesta atividade os participantes podem acompanhar e participar no processo, ficando a conhecer melhor estas espécies invasoras e como as controlar, mas também ficarão a conhecer as raridades botânicas que ali vivem e como as salvar | Local: Charca de Noé da Figueira da Foz, Jardim do Bairro da Borloteira, Figueira da Foz; Link para inscrições: https://forms.gle/4MXfeA1QGxMERqYe7;

Dia 15 de maio, das 10h00 às 12h00 – Alternativas para o Controlo Sustentável de Plantas Invasoras (Ação de sensibilização/Formação; Inicialmente serão abordados conceitos gerais como ecossistema, biodiversidade, plantas autóctones, exóticas e invasoras. Seguidamente, promover-se-á uma discussão entre os alunos, para que percebam porque é que as espécies de plantas invasoras são um problema para os ecossistemas. Por fim, serão interpretados os resultados de uma experiência realizada com espécies invasoras, seguida durante três semanas pelos próprios alunos, que tem como objetivo encontrar alternativas mais sustentáveis para controlar as espécies invasoras | Local: Escola Básica e Secundária José Falcão, Miranda do Corvo;

Dia 19 de maio, das 9h00 às 12h30 – Aula dedicada à identificação de espécies de plantas invasoras; Aula de Biologia II, da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental da ESAC | Local: ESAC, Laboratório F1 – Manipulação 2;

De 13 a 20 maio – 3ª Maratona Nacional de Monitorização de “Trichi” [Trichilogaster acaciaelongifoliae (agente de controlo biológico que forma galhas em acácia-de-espigas)]; As galhas do agente de controlo biológico “Trichi“) já são visíveis em praticamente toda a costa litoral do país, e nalguns pontos mais interiores. Os cidadãos são desafiados a participar na maratona de monitorização deste agente para saber onde ele já chegou. Para tal, no caso de verem estas galhas, é pedido que registem a localização na App BioDiversity4All/iNaturalist ou na App Epicollect5, projeto “REGISTO DE TRICHILOGASTER ACACIAELONGIFOLIAE“– Local: Por todo o país.

A SEI 2023 é um evento promovido pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras – Rede InvECO, associada à SPECO, pela plataforma INVASORAS.PT (de que a ESAC faz parte) e pelos projetos ibéricos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA, realizado em estreita colaboração com as entidades/associações/grupos informais promotores de cada atividade.

A totalidade das atividades a serem desenvolvidas no contexto da 3ª Semana sobre Espécies Invasoras, que neste momento já são mais de 190, são bastante diversificadas e ocorrem tanto no formato presencial como online, estão disponíveis em https://www.speco.pt/pt/iniciativas/semana-sobre-especies-invasoras-2023.

Foto: DR.

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.

O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.

No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.

“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.

Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.

“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas