Atualidade
Anadia: “Caminhada Azul” alerta para os maus-tratos na infância
Mais de 300 pessoas participaram, no passado dia 29 de abril, na “Caminhada Azul”, promovida Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Anadia, com o apoio do Município e colaboração do Clube Saca-Trilhos. Com uma extensão de cerca de cinco quilómetros, a caminhada percorreu as principais artérias da cidade de Anadia, com o intuito de sensibilizar as pessoas para a prevenção dos maus-tratos na infância.
Sob o slogan “Serei o que me deres… Que seja amor!” foram várias as ações levadas a cabo, junto da comunidade, durante o mês de abril, visando alertar para esta problemática que acontece em diferentes contextos e que é transversal a todos os estratos da população, revestindo muitas formas, designadamente negligência, abandono, maltrato físico e psicológico, e abuso sexual.
Para além dos laços azuis, este ano foi também lançado um calendário de desafios/afetos às escolas, onde em cada dia de abril, as crianças tiveram de executar uma tarefa. O objetivo era a transmissão de emoções positivas e a possibilidade de trocar afetos.
Para a presidente da CPCJ de Anadia, Jennifer Pereira, foi “um mês rico de atividades” que teve o seu “ponto alto” com a caminhada azul, sublinhando que “a população de Anadia e não só, pois, tivemos participantes de muitos outros concelhos, aceitaram o convite e juntaram-se a esta causa que permitiu criar uma verdadeira mancha azul que percorreu a cidade de Anadia e suscitou a todos quantos se cruzaram connosco a curiosidade do porquê da sua realização”. Desta forma, “foi possível alertar toda a comunidade para este tema, infelizmente, ainda tão atual nos dias de hoje”, adiantou.
A autarca faz, assim, “um balanço muito positivo” da iniciativa, que contou com cerca de 320 participantes. Para uma primeira edição “é algo de que nos devemos orgulhar”, afirmou. Deixou uma palavra “de apreço e agradecimento” a todos os que, direta ou indiretamente, colaboraram na organização do evento, com destaque para o Clube Saca-Trilhos Anadia que “elaborou o nosso percurso e no próprio dia nos ‘guiou’ e acompanhou durante o mesmo”.
Recorde-se que a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se, em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando a avó Bonnie W. Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. O azul da fita refletia a cor das nódoas negras e dos corpos batidos dos seus dois netos, alvos de violência pela mãe e namorado. O azul servia como um lembrete constante na sua luta pela proteção das crianças contra os maus-tratos.
Foto: CMA.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.
Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.
O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.
Foto: PSP.
Atualidade
Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.
No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.
“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.
Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.
“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca