Atualidade
Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

Entre 1 e 4 de março, o desafio a todos os visitantes da Qualifica é uma visita ao futuro e às exigências de um mercado em constante alteração. “Create the Future” é a matéria a ser estudada nesta sala que não é de aula, mas que se estima vir a receber mais de 30 000 estudantes de todo o país.
O ponto de partida desta edição é um estudo do “Institute For The Future”, que avança que 85% das funções desempenhadas em 2030 ainda não foram inventadas. Num contexto em constante transformação são duas as principais causas: a pandemia veio acelerar a transformação digital, que por sua vez veio permitir desbloquear setores de atividade e novas oportunidades.
“Sabemos que é urgente preparar o mercado de trabalho para estas mudanças e para a requalificação profissional dos seus trabalhadores, mas acreditamos que o primeiro passo desta revolução deve partir do ecossistema escolar. Assim, desenvolvemos uma Feira que cria futuro e que, acima de tudo, responde aos receios e dúvidas dos mais novos. Nesta edição, movemo-nos de espírito aventureiro, livre e repleto de causas. Vamos dar palco às profissões do futuro, às ambições dos jovens, cada vez mais empreendedores e irreverentes, num mundo com imensas oportunidades, onde o céu é o limite”, comenta Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor.
Os mais de 140 expositores vão representar uma montra do panorama atual a todos os visitantes – jovens, professores e familiares –, para que levem desta experiência novas visões e perspetivas. De modo a apresentarem as novidades dos ecossistemas académico e profissional, vão ser apresentados cursos diversos e tendências do futuro.
Os novos modelos de trabalho levam, também, os jovens a ambicionar um emprego que lhes permita ter uma certa liberdade, trabalhando em qualquer parte do mundo. De modo a auxiliar a partida, a começar pelos estudos, as agências EF Education First, Information Planet e Next Level também vão marcar presença, bem como a Agência Nacional Erasmus. À semelhança da edição anterior, a Qualifica apresenta outros três expositores internacionais: a Universidade de Vigo (Espanha), a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e a Universidade Intercontinental de la Empresa (Espanha).
A nível nacional, as Universidades do Minho, UTAD, Beira Interior, Aveiro, Lisboa e Évora bem como os institutos politécnicos de Viana do Castelo, Cávado e Ave, Guarda, Castelo Branco, Bragança, Leiria, Coimbra, Viseu e Portalegre, são alguns dos que marcarão presença. Vão estar também presentes cinco escolas de aviação, bem como, em missão de recrutamento, as Forças Armadas, PSP, GNR e LEROY MERLIN. A residência universitária LIVENSA LIVING irá iniciar a sua presença.
Este é um evento dedicado ao público mais jovem, por isso o esforço da organização é criar dinâmicas divertidas, inclusivas e envolventes. Numa edição em que o futuro é a palavra de ordem, foi criada a Arena “Create the Future”, um espaço que oferece aos visitantes a oportunidade de criar memórias com atividades interativas. A realidade virtual estará também muito presente, num espaço em que variadas empresas vão apresentar produtos e experiências dentro desta temática. O espaço “Create the Future”, com empresas a destacar as profissões do futuro, é também uma das grandes novidades desta edição.
Refletir sobre todas estas transformações pode tornar-se desafiante, uma vez que nem sempre são mencionadas em sala de aula. Assim, a Qualifica preparou, ainda, momentos de talks, dedicados a professores, orientadores e jovens, com temas que permitem debater as exigências dos próximos anos.
Após o interregno causado pela pandemia, a Qualifica regressou em 2022 a bater os próprios records, recebendo 25 mil visitantes de todo o país. Estes números demonstram o interesse e a preocupação das gerações mais jovens na construção das suas carreiras. Este ano, espera-se que 30 mil pessoas passem pela Exponor – Feira Internacional do Porto -, para ficarem a conhecer o futuro do ensino e emprego, entre 1 e 4 de março.
Imagem: EXPONOR.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares