Connect with us

Atualidade

Distrito de Lisboa: Detidos por Segurança Privada Ilegal

Mais ocorrências

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através do Núcleo de Segurança Privada, durante o mês de novembro, procedeu à detenção de quatro homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 58 anos, por serem suspeitos do exercício ilícito da atividade de segurança privada em estabelecimentos de diversão noturna.

Assentes na missão de monitorização e fiscalização da atividade de Segurança Privada nos diversos estabelecimentos de diversão noturna da área metropolitana de Lisboa, foram detetados, em dois estabelecimentos, os suspeitos, a exercer funções de segurança privada sem que, para tal, estivessem habilitados legalmente a exercer a atividade de Segurança-Porteiro.

No primeiro estabelecimento, situado num distrito da área da Grande Lisboa, foram detetados dois homens a exercer funções no interior do espaço, com uma postura de vigilância e interação com os clientes e controlando o acesso a zonas específicas do mesmo. Acresce a particularidade de um dos detidos se encontrar vestido com a farda da empresa de segurança privada que opera no espaço, contudo, sem qualquer vínculo laboral com a mesma.

Num segundo estabelecimento, situado no Concelho de Lisboa, foram detetados dois homens a exercer funções no controlo de entradas e saídas do espaço de diversão noturna, efetuando a seleção de clientes que poderiam aceder ao mesmo, e declinando a entrada de outros.

Em ambos os estabelecimentos, aquando da abordagem aos suspeitos para fiscalização dos mesmos, foi possível apurar que não estavam habilitados para o efeito, não tendo cartão profissional nem vínculo a qualquer empresa de segurança privada.

Os detidos foram notificados para comparência na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade, tendo-lhes sido aplicado Termo de Identidade e Residência, e os processos remetidos para Inquérito Judicial.

“A PSP em geral, e o COMETLIS em particular, continuará a atuar de forma discreta, mas permanente, na deteção de ilícitos criminais nas zonas de diversão noturna da Área Metropolitana de Lisboa, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança dos milhares de jovens que frequentam os diversos espaços”, sublinha.

Ocorrências

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 02 de dezembro, pelas 17h45, na União das freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, procedeu à detenção de um homem, de 21 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse de produto estupefaciente.

Os Polícias, aquando do patrulhamento, na Estação Ferroviária de Algés, sentiram um odor forte característico de ser produto estupefaciente, assim que se aproximavam do suspeito, motivo esse que levou à sua abordagem proactiva.

Após ser abordado, este demonstrou bastantes sinais de nervosismo, sendo questionado se teria na sua posse algum produto ilícito, imediatamente retirou de uma carteira seis embalagens de plástico, contendo 9.43 gramas de haxixe equivalente a 18.86 doses individuais.

O detido foi notificado para comparecer nos Serviços do Ministério Público de Lisboa Oeste, Núcleo de Oeiras.

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 05 de dezembro, pelas 14h25, procedeu à detenção de um homem de 64 anos, nos arruamentos do Aeroporto Humberto Delgado, por ser suspeito da prática do crime de falta habilitação legal para conduzir.

Ao condutor foi dada voz de detenção, foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, sendo depois libertado e notificado para comparecer em 1º interrogatório judicial, na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade, no Campus de Justiça.

No dia 05 de dezembro, procedeu à detenção de um homem, de 43 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse uma arma proibida.

O suspeito, passageiro de um voo, foi abordado depois de, no rastreio de bagagem de cabine, se perceber poder existir um objeto proibido.

Aquando da abordagem foi possível apreender o seguinte item: uma arma branca dissimulada – Cardsharp.

Questionado sobre a posse da referida arma, declarou ser sua.

Ao suspeito foi dada voz de detenção, constituído arguido, tendo prestado termo de identidade e residência. Confrontado com a possibilidade da suspensão provisória do processo, mediante o pagamento de 1 unidade de conta no valor de 102 euros, o suspeito concordou efetuar o pagamento do respetivo montante, a qual por sua opção vai reverter a favor da Instituição “ACREDITAR”.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas