Connect with us

Atualidade

Valença prepara-se para viver a Magia do Natal – “Valença é Natal”

Publicado

on

Valença será, nos próximos dias, invadida pela magia do Natal. O espírito natalício irá viver em vários pontos do concelho. De 1 de dezembro a 6 de janeiro, Valença assinala esta época natalícia com muitas luzes, música e um programa cultural com muita animação para todos os públicos.

Acender das Luzes; Fortaleza de Chocolate; Compras no Comércio Local; Neve na Praça; Duendelândia; Mercado de Natal; Concertos de Natal; Oficinas de Natal; Exposição Coletiva de Presépios; Concertos dos Grupos Corais da Eurocidade; o Concerto de Natal da Eurocidade e a Festa de Passagem de Ano irão tornar Valença num lugar mágico que promete alegrar pequenos e graúdos. Valencianos, turistas e visitantes em perfeita comunhão com o nosso comércio local, podem celebrar esta época festiva com muita paz e alegria.

𝐀cender das 𝐋uzes

No dia 1 de dezembro, quinta-feira, o Jardim Municipal recebe o ato simbólico que dará início a todas estas celebrações. Às 18h00 as luzes da cidade de Valença serão ligadas iluminando e embelezando as principais artérias no nosso concelho.

Fortaleza de Chocolate

De 1 a 6 de dezembro a Fortaleza de Valença será o destino mais doce deste Natal.

Nesta feira mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate pode encontrar cascatas, fondues, crepes, waffles, brigadeiros, trufas, bombons, torrões, espetadas de fruta, bombocas, ginjinhas e tantos outros produtos em que o chocolate será a marca dominante.

A feira contará com a presença de doceiros, pasteleiros, produtores de chocolate e chocolatiers.

Há Neve na Praça

A Praça da República, na Fortaleza de Valença, vai encher-se de Neve, num ‘spot‘ natalício que promete espalhar a magia do Natal entre miúdos e graúdos. A Casa do Pai Natal fará as delícias dos mais novos e de 30 em 30 minutos cai NEVE NA PRAÇA.

Aproveite para desfrutar, em família, deste momento especial.

Duendelândia

No Jardim Municipal, a Duendelândia decorre entre 8 e 18 de dezembro. Aqui as crianças podem divertir-se nos insufláveis, com as pinturas e as personagens natalícias que enchem de alegria este espaço. Duendes, Pais e Mães Natal, Renas, Ateliês, Pinta Faces, Casa de Pai Natal e Carta do Pai Natal. Venha conhecer este mundo encantado, recheado de aventuras, para os mais pequenos.

Exposição Coletiva de Presépios

De 9 de dezembro a 6 de janeiro’23, Valença é será Cidade Presépio com uma mostra coletiva de presépios que está situada na Avenida de Cristelo e que se expande aos estabelecimentos comerciais do concelho. Associações, coletividades e empresários farão os mais belos e criativos presépios que se irão juntar ao emblemático presépio de madeira e a sua nova protagonista; a maior estrela-guia de Portugal, uma estrutura com 12 metros de diâmetro.

Concertos dos Grupos Corais da Eurocidade

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o Coral Polifónico de São Teotónio, o Coral Polifónico de Verdoejo, o Coral San Telmo, o Coral Centro Social de Tui, o Coro 1º Grau AMFV e o Coro Ponte de Febres irão realizar atuações na Praça da República, na Fortaleza, no Jardim Municipal e no Paseo da Corredoira. Não pode perder estes momentos musicais tão típicos desta época natalícia.

Mercado de Natal

O Mercado de Natal, a decorrer no Jardim Municipal, entre 16 e 18 de dezembro, contará com expositores de diversos produtos alusivos a esta época festiva, animação musical e iluminação dando cor e vida a este espaço histórico do nosso concelho.

Concerto de Natal da Eurocidade

O Teatro Municipal de Tui recebe, no dia 23 de dezembro, o Concerto de Natal da Eurocidade Tui-Valença. O concerto conta com as atuações do Coro Mistura Vocal, o Coro Vocalis Contrasta e o Quarteto Instrumental de Jazz Kasual Quartet. Um grande momento musical que não deixará ninguém indiferente.

Olá 2023 Valença | Passagem de Ano

No dia 31, a festa de Passagem de Ano faz-se em Valença. Uma grande festa, numa tenda instalada no Jardim Municipal, irá proporcionar uma noite inesquecível a todos os presentes e dará as boas-vindas ao ano de 2023, com muita música e animação.

Compras no comércio local

A época festiva é propícia ao consumo e às compras em família. O comércio local valenciano proporciona uma experiência fantástica a quem gosta de realizar compras ao ar livre. Este ano, ao realizar as suas compras no nosso comércio local habilita-se a ganhar um dos 10 prémios no valor de 100€ para utilizar nas lojas aderentes.

Por isso, optem pelo comércio tradicional na hora de fazerem as suas compras de Natal.

“Valença é ponto central do seu Natal. Visite-nos e desfrute dos encantos natalícios da nossa cidade!”, deixa o Município.

Imagem: CMV.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.

O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.

No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.

“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.

Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.

“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas