Connect with us

Atualidade

LEFFEST com o melhor da sétima arte em Sintra

Publicado

on

O Centro Cultural Olga Cadaval apresenta, inserido no Lisbon & Sintra Film Festival, os filmes “Leila’s Brothers”, “Fugiu um Condenado à Morte”, “Carandiru” e “White Noise”, no dia 12 de novembro.

Realizado em 2022, por Saeed Roustaee, o filme “Leila’s Brothers” será exibido às 11h00. Este filme está na “Seleção oficial – em competição” e também na corrida ao prémio FIPRESCI, no Festival de Cannes. A história retrata a vida de Leila, que, com 40 anos, tem passado a vida a tomar conta dos pais e dos quatro irmãos. A família discute constantemente e está afundada em dívidas, tudo isto num país onde as sanções económicas internacionais afetam a qualidade de vida da sociedade.

Integrado no ciclo temático “Romper as Grades”, o filme “Fugiu um condenado à morte”, de Robert Bresson, de 1956, tem exibição marcada para as 15h30 e é considerado uma obra-prima do cinema francês, como ilustrativo da luta pela liberdade. O filme debruça-se sobre a fuga, verídica e até então tida por impossível, de um resistente francês (o Comandante André Dévigny) condenado à morte, e cativo numa prisão nazi. Mas a sua fuga depende de Jost (Charls Le Clainche) e aquele só tem duas possibilidades, ou o mata ou confia nele.

Em seguida, e também inserido no ciclo temático “Romper as Grades”, é exibido, pelas 18h00, o filme Carandiru, de Héctor Babenco. Este filme conta algumas das histórias dos reclusos da mais conhecida prisão de São Paulo, no Brasil, que foi a maior prisão da América Latina. A história culmina com o massacre de 2 de outubro de 1992, ocorrido no local, onde 111 prisioneiros foram mortos. Além de retratar esse dia funesto, foi filmado na prisão onde aconteceu o massacre real: Carandiru.

Romper as Grades é um ciclo que pretende dar a conhecer o mundo das prisões e o seu funcionamento, através de diversos de filmes que retratam essa realidade.

Para encerrar a programação desse dia, é apresentado o filme White Noise, realizado em 2022 por Noah Baumbach, pelas 21h30. Este filme, que integra a “Seleção oficial – fora da competição”, é baseado no livro com o mesmo nome, de Don Delillo. White Noise dramatiza a vida e os relacionamentos de uma família americana contemporânea.

O Lisbon & Sintra Film Festival, regressa com o melhor da sétima arte, de 10 a 20 de novembro, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Programação em: https://www.leffest.com/.

Foto: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas