Atualidade
“Os Verdes” colocam bandeira negra no Pinhal de Leiria (Marinha Grande)

Ontem, dia 12 de outubro, “Os Verdes” colocaram uma Bandeira Negra na Mata Nacional do Pinhal de Leiria, simbolicamente, junto ao Posto Vigia do Ponto Novo, quando se assinalam, no próximo dia 15, cinco anos dos incêndios que devastaram 8800 hectares do Pinhal do Rei. A iniciativa contou com vários dirigentes do PEV, ativistas locais da CDU e com a ex-deputada de “Os Verdes” à Assembleia da República, Mariana Silva.
Em 2017, os incêndios destruíram 86% da Mata, uma perda muito significativa, com a destruição de vários ecossistemas que desempenham um importantíssimo papel ao nível ambiental, social e produtivo, com valor significativo, também, ao nível histórico e científico. “Seriam expectáveis ações céleres de reflorestação, valorização e defesa do Pinhal de Leiria, no sentido de se poder recuperar a riqueza natural outrora existente. Todavia, decorridos 5 anos, a larga maioria da área ardida (8800 hectares) não foi rearborizada; da área plantada a grande parte das árvores, sobretudo folhosas, acabou por secar; permanece um amontoado de material lenhoso acentuando o risco de incêndios; proliferaram as espécies exóticas invasoras que encontraram, nas clareiras, espaço para a sua expansão; o Estado investiu apenas 3,6 milhões de euros quando arrecadou 17 milhões com a venda da madeira ardida”, referem “Os Verdes”.
“Apesar de ser vital acelerar a revitalização deste pulmão verde, com raízes históricas, culturais, ambientais, sociais e económicas, alocando para o efeito meios financeiros mais adequados e também meios humanos, os quais são bastante reduzidos face às necessidades daquela Mata Nacional, não se vislumbra qualquer medida no Orçamento de Estado para 2023 que vá de encontro a esta necessidade”, alertam.
“Os Verdes” consideram fundamental para a recuperação do Pinhal de Leiria restabelecer o equilíbrio no ecossistema:
«– Acelerar a rearborização e replantação do Pinhal de Leiria, com espécies adaptadas a estes terrenos arenosos, (e.g. pinheiro bravo e pinheiro manso) e aplicar toda a verba arrecadada com a venda da madeira (17 milhões de euros) nesta área de mata;
– Reforçar os meios humanos para o ICNF, em particular técnicos florestais, guardas florestais e assistentes operacionais, delegados à Mata Nacional de Leiria;
– Travar a proliferação de espécies exóticas invasoras e retirar/desfazer o material lenhoso seco, que se encontra na mata;
– Implementar medidas para travar a erosão do solo.»
A colocação deste ponto negro, é uma de muitas iniciativas que se insere na campanha SOS Natureza, que “Os Verdes” iniciaram a 21 de março e que decorrerá até ao final de 2022, quando o Partido Ecologista “Os Verdes” celebra 40 anos. “40 pontos ameaçados, que comprometem a biodiversidade, a conservação da Natureza e indubitavelmente a qualidade de vida e segurança das populações”, conclui o Partido.
Foto: PEV.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares