Connect with us

Atualidade

Barcelos assinala 94 anos de elevação a cidade

Presidente faz balanço positivo de 10 meses de trabalho

Publicado

on

“Uma Terra, uma Cidade, um Concelho são o fruto das suas elites, mas são também, e primordialmente, o resultado de gerações de pessoas, mais ou menos anónimas, que, no seu conjunto, construíram e vão continuar a construir o tecido social, económico e cultural das suas terras; neste caso, da nossa Cidade e do nosso Concelho. Por isso mesmo, e num dia em que homenageamos alguns ilustres barcelenses, o meu primeiro reconhecimento vai, com todo o mérito e honra, para o Povo de Barcelos!” Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, realçou a importância de todos os barcelenses na construção e desenvolvimento da Cidade e do Concelho, quando discursava no encerramento da sessão solene comemorativa do 94º aniversário de elevação de Barcelos à categoria da Cidade.

Numa cerimónia repleta de significado, que abriu com um momento musical ao piano pela professora Eugénia Moura e teve como enquadramento uma conferência proferida pelo arqueólogo Cláudio Brochado, subordinada ao tema: “Barcelos – Uma Visão Histórica da Elevação a Cidade”, Mário Constantino aproveitou a ocasião para saudar “sem exceção, os protagonistas políticos que pensaram e geriram a cidade, que todos eles terão querido o melhor para Barcelos.”. Para o presidente da Câmara, “a cidade e o concelho, de que tanto nos orgulhamos, é fruto dessa grande construção coletiva, que junta vontade, força, coragem, empenho, criatividade e trabalho, muito trabalho”.

Autarca faz balanço positivo dos primeiros dez meses de mandato

Mário Constantino Lopes aproveitou a ocasião para fazer um breve balanço dos seus primeiros dez meses de mandato. Afirmando que o trabalho do novo Executivo está a cumprir os compromissos assumidos na campanha eleitoral, o edil assegurou que “apesar das dificuldades que fomos encontrando no caminho, o balanço que fazemos é bastante positivo”.  Assim, referiu o autarca, já é possível “descarregar do caderno de encargos”, algumas das promessas realizadas, salientando o lançamento do Programa Novos Caminhos, que visa erradicar de vez com os caminhos em terra batida, o lançamento da empreitada de requalificação da Estrada 505, que liga Barcelinhos às Carvalhas, “um velho e justo anseio das populações, e cuja obra arranca já no início de setembro” e o ultimar do processo “que levará ao lançamento do concurso público internacional para o fecho da Circular Urbana, outra das obras eternamente adiadas”.

Mário Constantino (Foto: CMB)

No setor da Educação, o presidente da Câmara confirmou que “já foi retirado o amianto nas coberturas de 16 edifícios escolares” e anunciou que, no início do ano letivo, a Câmara Municipal vai colocar à disposição de todos os alunos do 9º ao 12º ano, “uma ferramenta – a chamada Escola Digital – plataforma que o Município adquiriu, que permite acesso livre dos alunos a manuais, testes e outros conteúdos educacionais. Desta forma, os nossos jovens passam a dispor de melhores condições para que tenham sucesso educativo, e ficam em pé de igualdade com o que de melhor já existe no ensino”, enfatizou.

Município vai fechar aquisição de terrenos para o novo hospital

Prosseguindo no balanço do trabalho feito, Mário Constantino destacou “a prestação de serviços para a limpeza de infestantes do Rio, e a futura adjudicação da empreitada de construção dos Passadiços do Cávado”. Mas foi na área da saúde que o edil deu uma das melhores novidades à plateia que lotou o auditório municipal, ao anunciar: “muito em breve, fecharemos a aquisição dos terrenos para a construção do Novo Hospital de Barcelos, numa demonstração e sinal claro ao Governo de que não abdicaremos desse tão importante e necessário equipamento de Saúde”.

O autarca lembrou, também, que no setor da Ação Social, o município triplicou o apoio às famílias carenciadas na compra de medicamentos e atualizou os limites dos valores de renda de casa, “possibilitando que mais agregados familiares possam aceder a esses apoios”. Entretanto, “prossegue o processo que levará ao investimento de 16 milhões de euros, em habitação social, dando cumprimento ao 1º Direito, no âmbito do protocolo que assinamos com o IRHU, uma iniciativa vinda do Executivo anterior e que nós estamos a implementar”.

No Desporto também houve boas notícias: “deve iniciar, ainda este ano, a obra de construção de dois relvados junto ao estádio Cidade de Barcelos”; e durante o mês de setembro será inaugurado o pavilhão polidesportivo de Adães, “após obras de beneficiação, já que, depois de construído, esteve, lamentavelmente, fechado e a degradar-se mais de 12 anos”.

As Juntas de Freguesia são parceiros privilegiados do Município desde a primeira hora

Perante uma plateia onde estavam muitos presidentes de Junta de Freguesia, Mário Constantino assegurou que os autarcas locais são parceiros privilegiados do Município. O autarca realçou que, tal como havia sido prometido, foram aumentadas “as comparticipações financeiras às Juntas, sendo que, agora, a relação Município/Autarquias locais é regulada por contratos interadministrativos, que resultam numa completa transparência processual”.

Ao nível do Urbanismo, o presidente da Câmara afirmou que é intenção do Município “concluir o mais rapidamente possível, a revisão do PDM, pese embora os atrasos que se verificaram e o curto espaço de tempo que este Executivo teve para intervir no processo”. Por outro lado, Mário Constantino salientou que nunca como agora “estão a entrar tantos pedidos de processos de loteamento e construção, um bom sinal do dinamismo económico do setor, e que já nos obrigou a lançar concurso público de recrutamento de mais recursos humanos”.

As cerimónias das comemorações dos 94 anos de elevação de Barcelos a Cidade encerraram com um concerto da Orquestra do Distrito de Braga, no largo Dr. José Novais.

Fotos: CMB.

Atualidade

Castro Marim previne o cancro de pele

Publicado

on

O Município de Castro Marim vai promover rastreios dermatológicos gratuitos em todas as sedes de freguesia entre os dias 22 e 24 de maio.

O Espaço do Cidadão CIDAFO, em Odeleite, será o primeiro local a receber o rastreio, entre as 09h30 e as 12h30 do dia 22 de maio, seguindo depois para a Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal, entre as 14h00 e as 17h00.

A 23 de maio será a vez do rastreio dermatológico gratuito chegar ao Lar Cegonha Branca, em Altura, entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30.

O último dia desta iniciativa vai decorrer na Biblioteca Municipal de Castro Marim entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas no Gabinete de Apoio ao Munícipe e no Gabinete de Apoio ao Presidente, ou através dos telefones 281 510 778 ou 281 510 754.

Esta iniciativa do Município de Castro Marim tem sido realizada ao longo dos últimos anos e tem permitido a deteção de lesões tumorais em fase inicial, além de também se realizar o tratamento de eventuais lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) com azoto líquido.

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Católica Porto Business School adere à Associação de Escolas de Negócios Africanas

Oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental

Publicado

on

Em linha com a sua estratégia de internacionalização, a Católica Porto Business School aderiu à Association of African Business Schools (AABS), uma organização de reconhecimento internacional, que define padrões de educação empresarial em África e que reúne escolas de negócios de vários países africanos e europeus.

“Acreditamos no potencial que existe em África, não só a nível das competências transferíveis, que emergem dos contactos multiculturais que esta relação proporciona, mas também em tópicos onde acreditamos que as escolas de negócios africanas podem abrir caminho para uma discussão muito rica,” salienta João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, acrescentando que “vemos esta adesão como uma grande oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental, promover padrões globais e contribuir para o desenvolvimento de profissionais para uma sociedade global, sustentável e ética.”

A Católica Porto Business School mantém uma relação de cooperação e proximidade com o continente africano, em vários projetos e desafios. E um dos principais eixos de atuação, já com mais de uma década, é a cooperação ao nível da formação executiva, nomeadamente na gestão do Programa Atlântico, uma pós-graduação internacional em Gestão, de tripla diplomação, dada pelas três escolas de negócios das Universidades Católicas de Angola (Católica Luanda Business School), Brasil (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Portugal (Católica Porto Business School). 

Para a Católica Porto Business School, integrar a Association of African Business Schools é uma excelente oportunidade de promover a colaboração entre escolas de negócios europeias e africanas, assente numa troca de perspetivas diversas e multiculturais, e apoiar de forma mais próxima o desenvolvimento do ensino e formação empresarial em África.

Foto: CPBS.

Continuar a ler

Atualidade

Espinho: Detido por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, hoje, pelas 01H55, deteve 1 homem, de 28 anos, em Espinho, por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel.

Após comunicação a esta Polícia a dar conta de que o indivíduo, momentos antes, tinha arremessado uma pedra de calçada contra o vidro de um automóvel que se encontrava devidamente estacionado na via pública, os polícias conseguiram intercetá-lo, ainda a escassos metros do local do crime, embora tivesse tentado a fuga, ao ser abordado.

O lesado, após ter ouvido um alarme a tocar, vindo do exterior, e também ter sido alertado por um vizinho que tinha ouvido o estilhaçar de um vidro, dirigiu-se ao veículo e verificou danos no vidro do lado do condutor e no para-brisas, bem como o habitáculo remexido, pelo que apresentou queixa na Esquadra Policial de Espinho.

Policias da valência de Investigação Criminal efetuaram as diligências necessárias no local, tendo o veículo sido transportado para as instalações policiais, a fim de ser submetido a perícia. A pedra de calçada foi apreendida, como medida cautelar. O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Aveiro, hoje, pelas 14H00, para conhecimento de eventual medida de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas