Connect with us

Atualidade

PSP comemora 155º Aniversário do Comando Metropolitano do Porto

Publicado

on

O Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública (PSP) comemora, no dia 6 de agosto, o 155º Aniversário. As suas origens remontam ao século XIV, quando D. Fernando, para vigiar o sossego público, criou um corpo de agentes policiais, denominado “Corpo de Quadrilheiros”. Em 1808, é criada a Guarda Real da Polícia do Porto, tendo sido nesta altura que surge o primeiro documento estruturado sobre o policiamento da cidade.

Mais tarde, em 1865, é criada a Agência Policial do Porto, com a finalidade de garantir a segurança e a ordem na cidade. No dia 6 de agosto de 1867, D. Luís I institui a Polícia Cívica na Cidade do Porto, diretamente subordinada ao Governador Civil do Distrito.

É nesta cidade que, em 1922, surge a primeira e inovadora Brigada de Sinaleiros do país.

Com uma área de responsabilidade territorial de 264.07 Km2, assegura a proteção aos seus 908.158 concidadãos.

Sendo o COMETPOR um dos principais Comandos desta polícia, tem também este a responsabilidade de alguns dos principais Estádios de Futebol, dos quais de destacam o Estádio do Dragão (Futebol Clube do Porto), Estádio do Bessa (Boavista FC), o Estádio dos Arcos (Rio Ave FC), o Estádio do Varzim (Varzim SC) e o Estádio do Mar (Leixões SC), pertencendo os três primeiros à Primeira Liga de Futebol.

Relativamente à operacionalidade, no ano de 2021, o Comando Metropolitano do Porto procedeu à detenção de um total de 3484 cidadãos, das quais se destacam, entre outros ilícitos:

Crimes rodoviários:

1364 detidos por condução de veículos com falta de habilitação legal para conduzir;

479 detidos por condução de veículos com a taxa de álcool igual/ superior a 1.2g/l no sangue;

579 detenções relacionadas com estupefaciente;

58 detenções por detenção ou tráfico de armas proibidas.

Desde o ano transato até os dias de hoje, o Comando do Porto desenvolve, junto da sua comunidade, várias ações de sensibilização no âmbito da pandemia.

No âmbito do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), foram efetuadas 4.515 ações de sensibilização para com a população idosa, crianças (escola Segura) e vítimas de violência doméstica. Destaca-se, ainda, o acompanhamento que a PSP faz a 2.295 vítimas de Violência Doméstica.

A Divisa do Brasão de Armas do Comando Metropolitano do Porto, “TUDO POR TODOS” significa a entrega dos Polícias, nas suas ações para que independentemente de ideologias e credos a todos atenda e por todos vale.

Foto: GM.

Imagem: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas