Atualidade
Cursos executivos da UMinhoExec têm bolsas entre 50 e 100% do valor da propina

A UMinhoExec – Escola de Executivos da Universidade do Minho abre, em outubro e novembro, três cursos financiados pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), com bolsas de estudo que podem apoiar os formandos entre 50 e 100% do valor da propina. Os cursos School of CEOs, e-Commerce Internacional e, ainda, Marketing Digital e e-Business são os primeiros da UMinhoExec no sistema de bolsas de mérito entre um conjunto vasto de cursos da “ALIANÇA de Pós-Graduação da UMinho – Competências para o Futuro”, um projeto PRR – Impulso Adultos e Jovens STEAM, comparticipado pela União Europeia.
Os três cursos são de curta-duração e não-conferentes de grau, mas creditados com ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) e desenhados em estreita cooperação com entidades profissionais e/ou empregadoras, com o objetivo de promover a atualização e requalificação de competências valorizadas no mercado de trabalho. Neste sentido, os formandos que concluírem estes programas executivos com avaliação positiva terão como garantido que pelo menos metade da propina lhe será reembolsada, podendo mesmo, para os 20% melhores alunos por turma, ver restituída a totalidade do valor investido.
Com candidaturas até 16 de setembro, o curso School of CEOs decorre entre 7 de outubro e 25 de novembro de 2022 em formato presencial, em parceria com a Startup Braga. É orientado para formar empresários nas áreas transversais da gestão, desde o marketing e estratégia até aos recursos humanos e liderança, finanças e controlo de gestão, passando também pelo direito empresarial.
Também com candidaturas até 16 de setembro, o Programa Executivo em e-Commerce Internacional funciona em formato híbrido entre 7 de outubro e 16 de dezembro, com aulas online às terças-feiras em horário pós-laboral e aulas presenciais à sexta-feira, para potenciar uma aprendizagem mais imersiva, interativa e de networking. É um curso em parceria com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e privilegia o apoio tutorial às empresas na preparação de projetos de internacionalização através do e-commerce, aliado à sustentação concetual e estratégica de temas como a competitividade em mercados internacionais, a venda em e-marketplaces, pagamentos online, gestão de pricing online, ou vendas por omnicanal.
Já a 8ª edição do Programa Executivo em Marketing Digital e e-Business, com 190 horas e em parceria com a ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários, decorre entre 7 de novembro de 2022 e 12 de junho de 2023, em Braga, e beneficia também da atribuição de bolsas de estudo.
Todas as informações estão em www.uminhoexec.pt e www.alianca.uminho.pt .
Foto: UMinho.
Atualidade
Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães
Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes.
Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.
A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.
Imagem: CMB.
Atualidade
Amadora: Detidos por vaga de roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.
O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.
Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.
A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Mais quatro detenções por contrafação

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.
Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação