Connect with us

Atualidade

Com carisma e de raízes bem portuguesas, a nova carta do Dona Maria é uma ode à comida tradicional

Publicado

on

O restaurante Dona Maria, do The Lodge Hotel, conta com uma nova carta que apresenta uma nova abordagem e ousadia à comida tradicional portuguesa. Da autoria do chef João Vieira, os novos pratos continuam a evocar a cozinha de tacho e a tão familiar e terna cozinha da avó. Uma autêntica viagem de sabores pela gastronomia tradicional portuguesa, na qual já pode embarcar.

Uma vista imperdível para a Invicta e para um dos seus ex-libris, a Sé do Porto, acompanham a prova dos novos pratos do Dona Maria. Na nova carta é possível encontrar, logo para começar, sugestões de petiscos e entradas como é o caso das ameijoas da Ria De Aveiro à Bulhão Pato; salada com fruta fresca e requeijão com vinagrete e mel de rosmaninho; carpaccio de vieira com tártaro de fruta e vinagrete de manga e broa de milho grelhada com escabeche de sardinha. Nos pratos dedicados ao arroz, de destacar o arroz malandrinho de lingueirão, simples, mas reconfortante e pleno de sabor, e nos pratos dedicados ao peixe, ganham destaque o famoso Bacalhau lascado em mil-folhas de grelos e grão-de-bico e o camarão-tigre envolto em linguado e massa kadaif sobre migas alentejanas, acompanhado de salada fresca de tomate coração de boi com orégãos. Já nos pratos de carne, a oferta não se deixa por mãos alheias, destacando-se o pernil de borrego confitado, acompanhado por puré de batata trufado e ratatouille de legumes da época; lombinho de porco preto recheado com farinheira e folhado de maçã verde com espinafres verdes. E para quem gostar de um bom naco de carne, destaca-se o Tomahawk. Para finalizar a refeição, e porque o que é doce, nunca amargou, recomenda-se a rabanada poveira com morangos, azeitonas e mousse de requeijão e, ainda, o soufflé de coco.

Aos fins de semana, existe, ainda, um menu especial de “almoço de fim de semana em família”. Por isso, além da carta principal, é possível ao almoço pode optar por mais dois pratos. Aos sábados, é possível optar por bacalhau à Zé do Pipo e arroz de pernas de galo do campo no forno. Aos domingos, o chef sugere os pratos especiais de arroz de tamboril com gambas e cabrito à transmontana. Estas opções são servidas em prato individual ou para partilhar.

O preço médio de refeição é de 40€ por pessoa e a carta está disponível durante toda a semana, incluindo fins de semana, ao almoço e ao jantar. Para harmonizar estes pratos regionais em todo o seu esplendor, o restaurante possui ainda de uma garrafeira vasta de vinhos que acompanham de forma única os pratos individuais ou partilhados, na boa tradição dos melhores convívios à mesa.

Segundo o chef João Vieira “um chef não cozinha, vende sonhos, e nesses sonhos estão presentes, por exemplo, memórias de infância. E esse deve ser o objetivo de qualquer chef – conseguir através dos pratos que prepara reavivar memórias de família, de vivências, experiências, viagens. A gastronomia é um conjunto de memórias, cheiros e boa comida, sendo que o mais importante é, sobretudo, o amor e o carinho com que se elabora os pratos, assim como o respeito pelas matérias-primas e pelos produtos que se usa na confeção dos mesmos”.

O chef, que abraçou este projeto desde maio deste ano, depois de ter passado pelas cozinhas do Grupo Pestana, Sheraton ou Tivoli, revelou ainda qual o maior desafio ao desenhar esta carta: “Pegar no ingrediente mais simples e fazer dele algo com um sabor sofisticado e tornar um prato elaborado e refinado em algo genuinamente simples, foi sem dúvida o maior desafio”.

Uma das particularidades interessantes do Dona Maria é que toda a génese da cozinha que serviu de inspiração ao conceito e, inclusive, do próprio nome do restaurante, foi feita através do famoso livro de cozinha da infanta Dona Maria, conhecido por ser o mais antigo manuscrito de cozinha em português.

Reencarnado o espírito do Douro vinhateiro e das suas encostas, o interior do Dona Maria caracteriza-se pelos tons outonais e de formas orgânicas que lhe conferem movimento, facilmente reconhecíveis pelo teto “rasgado” por gigantes folhas de videira ou mesmo a sinuosa garrafeira que envolve todo o espaço. A decoração predominantemente à base de mármores, veludos e madeiras dominam os diversos espaços de refeição, abertos ou em nichos mais reservados. A sala do restaurante estende-se para o exterior, onde é possível desfrutar da confortável esplanada com a vista magnífica para o Porto que se debruça sobre os telhados.

Foto: TLH.

Atualidade

Barcelos apresenta “7 Prazeres da Gastronomia” deste ano

Lampreia, rojões e papas de sarrabulho, bacalhau, galo assado, arroz pica no chão, petiscos e doçaria

Publicado

on

Está de volta às mesas da restauração de Barcelos o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”.  A iniciativa foi apresentada ontem, em conferência de imprensa, no Restaurante Solar das Fontes, na Várzea, e contou com a presença da Vereadora do pelouro do Turismo e Artesanato, Elisa Braga, que vincou a importância deste evento na dinamização da economia local.

Com cerca de 70 estabelecimentos aderentes, os “7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos” são uma prova ao “pecado da gula”, já que incluem o que de melhor existe na gastronomia barcelense. 

Promovida pelo Município, esta iniciativa envolve o setor da restauração e da hotelaria, bem como produtores vinícolas, tendo associado um conjunto de atividades paralelas que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres.

O programa decorre ao longo de todo o ano e pretende fazer a divulgação da cozinha tradicional barcelense. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, estes fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta do território barcelense e das suas gentes.

No decorrer da apresentação do evento, Elisa Braga, Vereadora do pelouro do Turismo, realçou a importância das tradições culturais ligadas ao valor do produto gastronomia e vinhos para o turismo do concelho, da região e do país. “É uma excelente oportunidade para os operadores da restauração angariarem mais clientes, potenciarem o seu negócio e fazerem face à época baixa. Além de se constituir como fator de desenvolvimento da economia local, os 7 Prazeres da Gastronomia, envolvendo a restauração e a hotelaria, permitem dar a conhecer a identidade do nosso povo que tão bem preserva a sua herança gastronómica e cultural”. Elisa Braga salientou também o valor e as potencialidades dos “7 Prazeres da Gastronomia”, enquanto evento que motiva cada vez mais pessoas a visitarem Barcelos, proporcionando-lhes fins de semana de excelência no nosso concelho.

Este fim de semana, a Lampreia é a primeira proposta dos “7 Prazeres da Gastronomia”

Arroz de lampreia, à bordalesa, ou ainda preparada no forno, e até grelhada, são as opções que pode encontrar nos 15 restaurantes aderentes ao primeiro fim de semana gastronómico, que acontece de 21 a 23 de fevereiro.

Esta iguaria, muito sazonal, é razão de romaria para os amantes deste ciclóstomo e a sua degustação ficará ainda mais completa se a refeição for acompanha por um saboroso Vinho Verde de Barcelos.

Entre outros, estes são os restaurantes onde pode encontrar pratos de lampreia a seu gosto, mas é aconselhável reservar mesa com antecedência: Atina Restaurante (Várzea), Bagoeira (Barcelos), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Solar das Fontes (Várzea), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna do Armindo (Remelhe) e Taberninha O Chico (Perelhal).

Evento decorre ao longo de todo o ano

Os “7 Prazeres da Gastronomia” são um programa de divulgação da cozinha tradicional barcelense que se desenvolve ao longo de todo o ano, iniciando no próximo fim de semana (21 a 23 de fevereiro) com a “Lampreia do Rio Cávado”.

De 7 a 16 de março, promovem-se os fins de semana gastronómicos do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarabulho à moda de Barcelos. Em maio, de 16 a 18, avança o Fim de Semana do Bacalhau, e depois, de 11 a 13 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.

Na época do outono, mais concretamente de 10 a 12 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 14 a 16 de novembro. Finalmente, os “7 Prazeres da Gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce, no dia 6 de dezembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Homem de 39 anos detido por tráfico de estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 15 de fevereiro, pelas 01h30, na união de freguesias Pontinha e Famões, procedeu à detenção de um homem de 39 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

A detenção surge no âmbito de uma ocorrência de violência doméstica, verificando-se que o suspeito tinha na sua posse 171,18 doses individuais de haxixe; 1 faca com vestígios de haxixe; 1 balança de precisão; 29 sacos em plástico para acondicionamento de doses de estupefacientes; e 100 euros em numerário.

O detido foi presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, mantendo a aplicação da medida de coação de termo de identidade e residência já aplicada.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Jovem detido por tráfico de drogas

Publicado

on

No dia 18 de fevereiro, pelas 09h40, na rua Manuel Fiúza Júnior, em Viana do Castelo, foi detido um jovem de 16 anos de idade, estudante e residente em Ponte de Lima.

Polícias do efetivo da Esquadra de Investigação Criminal, no decurso de diligências policiais relacionadas com o combate ao tráfico de estupefacientes junto da comunidade escolar, intercetaram o estudante na posse de estupefacientes, denominados Haxixe e Canábis, suficientes para cerca de 43 e 02 doses individuais respetivamente, bem como quantidade diminuta de MDMA, substâncias que lhe foram apreendidas, assim como uma balança de precisão e um canivete com resíduos de estupefacientes.

As diligências policiais incluíram, ainda, a realização de uma busca domiciliária.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas