Connect with us

Atualidade

Município de Anadia faz balanço “extremamente positivo” dos Campeonatos da Europa de Ciclismo

Campeonatos da Europa de Ciclismo de Juniores e Sub-23 em Anadia

Publicado

on

Durante três semanas, Anadia foi a capital europeia do Ciclismo nas vertentes de Estrada, Pista e Cross Country (BTT). Mais de mil atletas, oriundos de mais de 30 países, participaram nos Campeonatos da Europa de Ciclismo de Juniores e Sub-23 que decorreram entre 30 de junho e 19 de julho.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, faz um balanço “extremamente positivo”, tendo sublinhado que, pela primeira vez, a UEC – União Europeia de Ciclismo “decidiu concentrar” três competições internacionais no mesmo local. “Anadia foi o primeiro local a receber este modelo de competições dos campeonatos da Europa em Estrada, Pista e Cross Country”, afirmou, considerando que esta decisão “é um reconhecimento, por parte da UEC, das condições que Anadia tem, como local onde todas as vertentes do Ciclismo podem estar ao mais alto nível”. “Isto, para nós, enche-nos de orgulho”, acrescentou.

Quanto às provas, Jorge Sampaio refere que “correram extremamente bem”, porque “foram muito participadas, com imensos países presentes”, realçando, ainda, que “as provas de Estrada foram muito importantes, porque percorreram todo o concelho”. Contudo, no seu entender, em próximas organizações, “é preciso ter em conta a necessidade de melhorar a questão dos cortes de estrada para não criar grandes constrangimentos, nomeadamente, às empresas e à população”.

O vice-presidente da autarquia anadiense destacou, ainda, o trabalho paralelo, designadamente, as reuniões de trabalho que decorreram com os responsáveis da UEC e da UCI – União Ciclistica Internacional, “no sentido de preparar os próximos oito anos”.  O autarca anunciou, ainda, que, da parte da UEC, “ficou assumido que, nos próximos oito anos, todas os anos, terá lugar em Anadia uma competição europeia de ciclismo”.

“A realização dos campeonatos também foi importante a este nível, permitindo um conjunto de reuniões importantes com estes dois organismos internacionais, bem como com outras federações, como o caso do Comité Olímpico do Iraque que vai preparar, em Anadia, os próximos dois ciclos Olímpicos”, afirmou, acrescentando que “houve ainda conversações com a Federação de Ciclismo da Irlanda que abriu grandes perspetivas para o futuro”. 

No que respeita à economia local, Jorge Sampaio considerou que “o impacto é bastante positivo, ao nível da hotelaria, restauração e comércio local”. Durante mais de um mês, Anadia recebeu mais de mil atletas, acompanhados dos respetivos técnicos, staff e familiares. “É fácil de perceber o que isto mexe com a economia local”, afirmou, dizendo que “os hotéis estiveram completamente cheios, desde o Luso até Oliveira do Bairro. Temos a perfeita noção que todas estas provas, do ponto de vista da economia local, são muito importantes”.

Foram muitos os títulos alcançados, nas várias competições de ciclismo. No BTT, a Suíça foi o país que conquistou mais medalhas de ouro (3). Na Estrada, a Alemanha destacou-se também com três. Na Pista, a Itália arrecadou 16 medalhas de ouro. De sublinhar que Portugal acabou por ter um desempenho positivo. No cômputo geral, arrecadou três medalhas, uma na prova de BTT, de Prata (Ricardo Marinheiro), e duas nas provas de Pista, uma de Prata (Daniel Narciso – Corrida por pontos) e outra de Bronze (Daniel Campos – prova de Scratch).

Medalhas conquistadas:

» Campeonato da Europa de BTT

Suíça: 3 ouro, 3 prata, 3 bronze (9)

Itália: 2 ouro, 2 prata, 1 bronze (5)

Holanda: 2 ouro, 2 prata (4)

Grã-Bretanha: 1 ouro, 1 prata (2)

República Checa: 1 ouro, 1 bronze (2)

Dinamarca e Eslovénia: 1 ouro (1)

Portugal, Eslováquia e Espanha: 1 prata (1)

Suécia e Alemanha: 2 bronze (2)

Polónia e Roménia: 1 bronze (1)

» Campeonato da Europa de Estrada

Alemanha: 3 ouro, 1 prata, 1 bronze (5)

Holanda: 2 ouro, 2 bronze (4)

Itália: 1 ouro, 3 prata, 2 bronze (6)

França: 1 ouro, 1 prata, 3 bronze (5)

Bélgica: 1 ouro, 1 prata, 1 bronze (3)

Suíça: 1 ouro, 1 prata (2)

Luxemburgo: 1 ouro (1)

Croácia: 1 prata (1)

República Checa: 1 prata (1)

Noruega: 1 prata (1)

Estónia: 1 bronze (1)

» Campeonato da Europa de Pista

Itália: 16 ouro, 2 prata, 5 bronze (23)

Alemanha: 8 ouro, 13 prata, 8 bronze (29)

Grã-Bretanha: 5 ouro, 9 prata, 7 bronze (21)

Portugal: 1 prata, 1 bronze (2).

Foto: UEC.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Oeiras: Detido por posse de arma proibida, ameaças e condução sob efeito do álcool

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção de um homem com 41 anos, por ser suspeito da prática dos crimes de posse de arma proibida (arma de fogo), ameaças e condução de veículo em estado de embriaguez.

A PSP recebeu uma comunicação que dava conta de que um cidadão estaria num supermercado a ameaçar os clientes do estabelecimento, com o recurso a uma arma de fogo. Prontamente, foram acionados meios e, no local, os polícias aperceberam-se de que um homem saía em passo apressado do estabelecimento comercial, entrando em seguida numa viatura. Ao aperceber-se que iria ser abordado, o homem tentou a fuga, sem sucesso, tendo em conta que a saída do parque de estacionamento estava bloqueada, o que permitiu a sua intercetação.

Efetuadas diligências junto do estabelecimento comercial, foi possível apurar que o indivíduo intercetado seria o suspeito das ameaças com recurso a arma de fogo efetuadas a vários clientes e funcionários do espaço. Na sequência da abordagem, o suspeito foi sujeito ao exame para o consumo de bebidas alcoólicas, o que confirmou que estaria a conduzir sob o efeito de álcool, com uma taxa 1.711 g/l, deduzido o erro.

Também foi encontrada uma arma de fogo, dissimulada em forma de telemóvel, objeto que utilizou para ameaçar os restantes cidadãos.

O detido foi presente à Autoridade Judiciária competente, em sede de 1º Interrogatório Judicial, para aplicação das medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Três detidos por tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção, em flagrante delito, de três homens com idades compreendidas entre os 20 e os 22 anos, por serem da prática do crime de tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução.

No decorrer da atividade de patrulhamento desenvolvida pelos polícias, estes procederam à fiscalização de uma viatura bem como do respetivo condutor. Na fiscalização, os polícias abordaram o condutor e o passageiro, por haver suspeitas de que estariam na posse de objetos ilegais. Após serem submetidos a uma revista pessoal e após concretizada uma busca à viatura em que circulavam, foram apreendidos os seguintes artigos: uma embalagem contendo no seu interior 2,4 doses individuais de haxixe; vários sacos plásticos herméticos vazios com vestígios de produtos estupefacientes; uma botija de óxido nitroso; uma arma de fogo semiautomática de calibre 7,65 juntamente com 6 munições do mesmo calibre; 4 telemóveis; 755 euros em numerário; e uma viatura ligeira de passageiros.

Os detidos foram presentes, no mesmo dia, perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, tendo sido aplicadas as medidas de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido para cumprimento de 4 anos e 6 meses de prisão

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 5ª Divisão Policial, no dia 30 de janeiro, pelas 09h30, na freguesia das Avenidas Novas, procedeu à detenção de um homem de 25 anos, sobre o qual pendia Mandado de Detenção para cumprimento de quatro anos e seis meses de prisão, por ter sido condenado pela prática de um crime de Tráfico de Estupefaciente.

No decorrer de uma desocupação de habitação, cuja morada estava em nome de um segundo indivíduo também com 25 anos de idade, os polícias encontraram, no interior da residência, e apreenderam 153,24 doses individuais de Haxixe; 70 euros em numerário; 4 telemóveis; diversas embalagens de plástico individuais e objetos utilizados no fracionamento e acondicionamento de estupefacientes; 4 facas, utilizadas para o fracionamento de estupefaciente; e 2 balanças de precisão digital.

Aquando da abordagem no local, foi possível perceber que o inquilino daquela habitação não estava presente e que coabitava na mesma com o ora detido, que tomou como seus os artigos e produtos acima descritos e apreendidos, há cerca de quatro anos a esta parte.

Ainda com o detido estava a sua mulher de 21 anos de idade e o filho de ambos, com 3 meses de idade. 

O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, a fim de ser dado cumprimento da pena efetiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas