Atualidade
2ª Edição do Bootcamp ‘Bora Jovens com ainda mais jovens e empresas integradoras presentes

O evento, realizado na passada sexta-feira, dia 22 de setembro, no âmbito do programa de empregabilidade jovem da Coca-Cola em Portugal e implementado pela ONG Ajuda em Ação, voltou a contar com atividades que treinam competências para o mercado de trabalho, sendo um sucesso com a edição deste ano a reunir mais jovens e empresas integradoras.
O relógio assinalava as 9h30, quando chegaram ao Parque Aventura Cova da Baleia, em Mafra, mais de 40 jovens de vários pontos do país que fazem parte do ‘Bora Jovens. A edição deste ano contou com a presença de mais elementos, trazendo também outra novidade: reuniram-se no mesmo espaço jovens que já concluíram o programa de empregabilidade jovem e outros que estão a fazer a sua integração com o objetivo de trabalhar relações, fortalecer a confiança e motivá-los para o que os espera.
Enquanto se equipavam a rigor, todos se encontravam animados e ansiosos pelo iniciar das atividades, o que contrastou com o silêncio que se instalou para escutar o convidado especial Matay, assim que este iniciou a sua talk inspiracional. Nascido e criado em Chelas, num contexto de risco e vulnerabilidade social e económica, como tantos destes jovens, falou de sonhos.
“O sonho comanda a vida. Sem ele não temos mobilidade, ficamos no mesmo sítio. E existem muitas coisas que toldam o sonho. O contexto, por exemplo. Achamos que o miúdo do bairro está cingido ao que o bairro lhe oferece. Olham para mim e veem a cor da pele. Mas eu acho que estar aqui já é contribuir para o vosso sonho”, afirmou o cantor destacando a importância da existência de programas como o ‘Bora Jovens e a coragem para o integrar.
Seguiu-se um dia recheado de atividades – com paintball que trabalha a comunicação e o trabalho de equipa, escalada para estimular a criatividade, adaptabilidade e proatividade e arborismo que promove o autoconhecimento –, com o momento de networking entre jovens e empresas integradoras em destaque. “Desta forma é possível gerar aproximação, traçar perfis, identificar oportunidades e falar de futuro”, assinalou Linda Morango, Diretora de Marketing & Angariação de Fundos da Ajuda em Ação
A participar neste evento estiveram presentes representantes de vários parceiros integradores, nomeadamente, da Câmara Municipal de Lisboa, do El Corte Inglés, da Worten e também do Grupo Capricciosa, uma das empresas mais recentes a unir-se ao ‘Bora Jovens. “Contamos com diversas empresas integradoras e pretendemos aumentar esse número para conseguir levar este programa mais longe, com o grande objetivo de continuar a incluir no mercado de trabalho, de maneira digna e estável, jovens que à partida têm menos oportunidades”, remata Linda Morango.
Ao longo do dia, foram também muitas as histórias de jovens que se foram ouvindo e partilhando. Como a da Marta que está em fase de integração e preparada para começar o programa, a do Marco que fez questão de voltar a marcar presença na 2ª edição do Bootcamp destacando que voltou a estudar e entrou agora na Universidade, ou a de Edunay que integrou os quadros da empresa El Corte Inglés.
Foi feito um agradecimento final muito especial aos jovens “Obrigado por estarem cá, por não desistirem, por encontrarem um caminho connosco. O que mais queremos é que se sintam felizes e concretizados, tanto profissionalmente como pessoalmente”, terminou Inês Beirão representante da Coca-Cola Europacific Partners, com a certeza inabalável de que este programa está a fazer a diferença em Portugal.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca