Connect with us

Atualidade

25 de Abril em Castro Marim

Publicado

on

Celebra-se, este ano, o 49º aniversário da Revolução dos Cravos. A 25 de Abril de 1974, Portugal punha fim à ditadura do Estado Novo numa revolução singular, icónica e apaixonada.

Em Castro Marim, o triunfo da liberdade conquistada nesse dia é sempre festejado com várias sugestões culturais e este ano não é exceção, começando já no dia 23 de abril até ao dia das celebrações oficiais.  

A abrir as celebrações de abril, o concerto-tertúlia de Zé Villar e José Luís Peixoto, marcado para as 18h00 de dia 23 de abril, na Biblioteca Municipal de Castro Marim.  Esta iniciativa assinala, também, o Dia Mundial do Livro e dará a conhecer o mais recente trabalho de Zé Villar, “Kintsugi”, e que inclui três temas da autoria de José Luís Peixoto. O evento é gratuito, mas sujeito a marcação prévia, através do número 281 510 747.

No dia 24 de abril, o grande destaque é para a inauguração da nova exposição da Casa do Sal, em Castro Marim, “Guerra Colonial – Um Retrato Social do Combatente”, marcada para as 12h30, e que resgata a história dos combatentes com as populações locais e das notícias que chegavam ao quotidiano português. Ainda neste dia, o músico Afonso Dias leva, às escolas de Castro Marim e de Altura, poemas e canções da Revolução dos Cravos, numa iniciativa que quer levar às crianças a “voz e o sentimento de Abril”. 

O grande dia de 25 de Abril começa na Praça 1º de Maio, em Castro Marim, com a arruada da Banda Musical Castromarinense (8h30), seguindo-se o Hastear da Bandeira e a tradicional Largada de Pombos.

A Banda Musical Castromarinense segue em arruada pelas principais povoações do concelho, a saber: Furnazinhas – 11h00 | Alta Mora – 11h30 | Odeleite – 12h00 | Azinhal – 14h30 | Junqueira – 15h00 | Monte Francisco – 15h30 | Pisa Barro – 16h15 | São Bartolomeu – 17h00 | Altura – 17h30 | Castro Marim – 18h00.

O dia segue com várias iniciativas desportivas, promovidas por diferentes associações do concelho. Pelas 10h00, um passeio de cicloturismo em Altura (parque de estacionamento junto ao Mercado), pelo Leões do Sul Futebol Clube e Clube Recreativo Alturense. Pelas 15h00, no Pavilhão Municipal de Castro Marim, um Torneio Familiar de Futsal, promovido pelo União Desportiva Castromarinense. De volta a Altura, um jogo convívio tradicional de futebol 11, promovido pelo Clube Recreativo Alturense.

Imagem: CMCM.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas