Atualidade
156º Aniversário da Polícia de Segurança Pública

A Polícia de Segurança Pública (PSP) assinalou, no dia 2 de julho, o seu 156º aniversário.
A PSP é a força policial mais antiga de Portugal, cuja História remonta a 1383, ano em que, por iniciativa do rei D. Fernando I, foi constituído o primeiro corpo organizado de polícias em Lisboa, denominados Quadrilheiros.
Em 1760, foi criado o lugar de Intendente-Geral da Polícia da Corte e do Reino, com jurisdição em matéria de segurança pública, vulgarizando-se o termo “Polícia”.
No dia 2 de julho de 1867, com a criação da Polícia Cívica de Lisboa e do Porto, foram lançadas as bases organizacionais, funcionais e culturais do que é atualmente a Polícia de Segurança Pública.
Com uma matriz civil, uniformizada e armada, a PSP tem por missão genérica defender a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos.
Para além da Direção Nacional, a PSP conta com uma Unidade Especial de Polícia, dois estabelecimentos de ensino – o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), único estabelecimento de ensino superior policial em Portugal, e a Escola Prática de Polícia (EPP), de cariz profissional – um instituto público dedicado à ação social complementar (Serviços Sociais) e um total de 470 unidades e subunidades operacionais, enquadradas por 2 Comandos Regionais (Madeira e Açores), 2 Comandos Metropolitanos (Lisboa e Porto) e 16 Comandos Distritais.
A PSP foi a primeira força de segurança a incorporar mulheres nos seus quadros, em 1930, exclusivamente para funções de apoio. No ano de 1972, foi concluído o primeiro curso de formação de Polícias femininos com funções operacionais, do qual fizeram parte 200 mulheres.
Também no ano de 1992, a PSP assumiu-se como pioneira, ao constituir-se como a primeira Polícia portuguesa a integrar uma missão internacional de paz, com um contingente de Polícias que integrou a missão da ONU na Jugoslávia (UNPROFOR CIVPOL).
Responsável pela segurança quotidiana de mais de 5 000 000 cidadãos e de muitos outros que realizam movimentos pendulares diários de ou para as áreas de responsabilidade da PSP, assume-se como “Uma Polícia integral, humana, forte, coesa e ao serviço do Cidadão” – Estratégia PSP 23/25.
O 156º aniversário da PSP será formalmente assinalado com uma cerimónia que decorre na tarde do dia 04 de julho, na Direção Nacional.
Imagem: PSP.
Atualidade
Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães
Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes.
Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.
A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.
Imagem: CMB.
Atualidade
Amadora: Detidos por vaga de roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.
O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.
Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.
A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Mais quatro detenções por contrafação

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.
Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação