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Prémio FLAD/OPP Saúde Mental no Ensino Superior entregue a quatro instituições

A Universidade da Maia, a Universidade de Évora, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Piaget de Almada são as instituições de Ensino Superior vencedoras da segunda edição do Prémio FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior. Vão ser distribuídos 105 mil euros pelos quatro projetos selecionados.

Os projetos vencedores são o WELL.Be: Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar no Ensino Superior (Universidade da Maia), o projeto MAIS – UÉ: Mente Ativa e Inteligência Socioemocional no Ensino Superior (Universidade de Évora), o Escola com REDE – Promover a Saúde Mental na ESS-P.Porto (Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico do Porto) e o projeto Nós e os laços – Promoção da saúde mental no ensino superior (Instituto Piaget de Almada).

O Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior resulta de uma parceria entre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e tem o alto patrocínio da Presidência da República. Tem por objetivo contribuir para uma menor prevalência de problemas de Saúde Mental entre os estudantes universitários.

O júri foi composto por Ana Isabel Lage Ferreira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ângela Maia, docente no Departamento de Psicologia Aplicada na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, e Ângela Noiva Gonçalves, subdiretora-geral do Ensino Superior.  

Conheça melhor cada um dos projetos selecionados

Universidade da Maia

Projeto: WELL.Be: Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar no Ensino Superior

O projeto organiza-se em torno de dois eixos: informar e promover & prevenir. As ações assumem um carácter universal, dirigindo-se a todos os estudantes da UMaia, com enfoque no desenvolvimento de competências socioemocionais e promoção da resiliência e saúde mental da comunidade estudantil. Com o primeiro eixo – informar – pretende-se, por um lado, implementar ações que permitam mapear a saúde mental dos estudantes no sentido de sustentar a tomada de decisão baseada em dados. Por outro lado, pretende-se contribuir para a literacia em saúde mental como suporte à desconstrução de crenças desajustadas que possam constituir uma barreira à adoção de atitudes e práticas promotoras de bem-estar e de procura ativa de apoio especializado. O segundo eixo – promover & prevenir – assenta num conjunto de ações de promoção de competências socioemocionais, tendo em vista a prevenção de problemas de saúde mental. 

Universidade de Évora

Projeto: MAIS – UÉ: Mente Ativa e Inteligência Socioemocional no Ensino Superior

Este projeto tem como objetivo promover o bem-estar psicológico, a saúde mental e a resiliência dos/as estudantes da Universidade de Évora através da educação interpares para a literacia em saúde psicológica e da promoção e disseminação de estratégias de regulação emocional. A estratégia de monotorização e avaliação passa pela intervenção universal com o envolvimento ativo da comunidade estudantil através da capacitação em saúde mental e SSR por formação em cascata, pela criação de processos de mentoria por pares, pelo envolvimento da bolsa de voluntariado na produção de podcasts, pela criação de espaços de partilha e debate entre estudantes e com os estudantes, e ainda pela organização e promoção de atividades físicas e criação de projetos de voluntariado no âmbito artístico, para a promoção da saúde mental, em parceria com a Escola de Saúde e Escola de Artes.

Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico do Porto

Projeto: Escola com REDE – Promover a Saúde Mental na ESS-PPorto

O projeto toma como conceito agregador a mentalização, dessa forma tocando várias competências socio-emocionais que nele se articulam, com destaque mais explícito para o mindfulness. Além das intervenções com este foco declarado, o desenvolvimento de uma cultura propícia à mentalização atravessa todas as ações do projeto – e, apontando a literatura desta área que os princípios fundamentais da mentalização podem ser infundidos nas mais diversas intervenções, este será também um tema unificador no trabalho da equipa técnica. O conceito de REDE procura representar, pois, o propósito do enriquecimento de elos na comunidade escolar que funcionem como apoio e fator protetor dos estudantes no seu percurso, ao mesmo tempo remetendo para a ideia de uma rede que ampara as inevitáveis quedas que o pontuam. Por fim, o termo REDE permite conjugar diversos acrónimos, que serão utilizados em diferentes vertentes do projeto.

Instituto Piaget de Almada

Projeto: Nós e os laços – Promoção da saúde mental no ensino superior

O projeto tem como objetivo geral a redução do isolamento e o aumento do sentimento de pertença através do estabelecimento de relações significativas entre pares, com a comunidade académica e com a instituição de ensino.  A iniciativa será co-construída com os alunos na fase de diagnóstico inicial que servirá para delinear as temáticas específicas a abordar, indo ao encontro das necessidades dos alunos. Na execução contaremos com o envolvimento direto da Associação de estudantes para a dinamização da Radio. Este projeto será multidisciplinar envolvendo as várias valências e sinergias do IP Almada, nomeadamente, a Clínica IP, licenciatura em Desporto, em Psicologia e a Escola Superior de Educação. Estas valências contribuirão em diversas áreas, com ações específicas na promoção da saúde mental.

Imagem: DR.

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