Connect with us

Atualidade

Encontro Nacional sobre Preservação Digital em Lisboa

Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e diretor-geral da DGLAB estiveram entre os oradores

Publicado

on

A tecnológica Keep Solutions, da Universidade do Minho (UMinho), organizou, esta quinta-feira, o Encontro Nacional sobre Preservação Digital, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, com 12 oradores de referência. A iniciativa ocorreu no Dia Mundial da Preservação Digital, tendo o Alto Patrocínio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD). O evento explorou temas como legislação, planos de preservação digital e casos de sucesso.

A sessão de abertura contou com o diretor-geral da DGLAB, Silvestre Lacerda. Seguiram-se as intervenções do diretor de Serviços de Arquivística e Normalização da DGLAB, Pedro Penteado, e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, que abordou o arquivo e preservação de faturas eletrónicas. O programa juntou depois responsáveis do Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças, da Direção-Geral da Administração da Justiça, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Centro Hospitalar de São João e, ainda, das universidades do Porto, do Minho, de Coimbra e de Lisboa, que numa mesa redonda final responderam a temas sugeridos pelos participantes.

Este encontro visou estabelecer sinergias e a partilha de boas práticas com o fim de uma transição mais suave para a sociedade digital, salvaguardando a longevidade do património informativo das organizações. Nos últimos anos, têm sido implementados vários programas de preservação digital em Portugal e a Keep Solutions é uma das gestoras de referência na área.

Num mundo cada vez mais desmaterializado, torna-se imperativo que os ativos de informação produzidos sejam devidamente geridos e preservados durante todo o seu tempo de vida útil. Porém, há contextos em que esse tempo de vida útil da informação ultrapassa a longevidade dos sistemas, o que conduz a uma inquietação das organizações, numa fase de permanente evolução tecnológica. Esta preocupação deve-se a cumprir requisitos legais, a suportar operações institucionais, a motivações comerciais e de continuidade de negócio, a conservação e valorização do património digital ou a um misto de todas estas.

Foto: UM.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas