Site icon Jornal A Nação

“Movendo um artefacto imóvel” é o tema da aula aberta da artista e cineasta Jessica Sarah Rinland

Vencedora de diversos prémios com os seus filmes (Locarno, DocumentaMadrid, Bienale de Imagen en Movimiento, Ann Arbor), Jessica Sarah Rinland vai estar na Escola das Artes da Universidade Católica, no Porto, para participar numa Aula Aberta, no dia 19 de maio, às 18h30, no Auditório Ilídio Pinho, com o tema “Moving a Still Artifact”. A entrada é aberta a todos os estudantes e público em geral.

Os trabalhos de Jessica Sarah Rinland foram exibidos, internacionalmente, em diversos festivais como Locarno Film Festival, Viennale, Toronto Film Festival, New York Film Festival, Mar del Plata, BFI London Film Festival, Rotterdam, Oberhausen, Cinema du Reel, National Gallery Singapore, Tabakalera, Union Docs, Taipei Biennial (2020), University of Tennessee Downtown Gallery (2021), Somerset House (2016) e Bloomberg New Contemporaries (2011).

Realizou, ainda, residências em instituições como Film Studies Center da Harvard University, Somerset House Studios, Flaherty Seminar Fellow, MacDowell e Ikusmira Berriak. Atualmente, Jessica Sarah é professora visitante no Wellesley College e na Elías Querejeta Zine Eskola, tendo os seus filmes sido projetados na Kingston University e no Barbican Centre. É graduada em Belas Artes pela Central Saint Martins, University of the Arts London e mestre em Artes, Cultura e Tecnologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Os seus trabalhos lidam com espaços e técnicas de restauro – como museus ou sítios arqueológicos –, permitindo uma reflexão sobre autenticidade e realismo. Em certo sentido, os seus filmes desafiam a própria lógica do cinema em “retratar” o real, a partir de objetos que ambiguamente desafiam a noção de “original”. A sua longa-metragem Those That, at a Distance, Resemble Another, de 2019, que consolidou a sua carreira como cineasta, perscruta as técnicas de restauro no Museu de História Natural, em Londres. Este filme é também exibido na Escola das Artes, no seu Cineclube, na terça-feira, 17 de maio, pelas 18h30.

Imagem: UCP.

Exit mobile version