Site icon Jornal A Nação

Voleibol: Seleção Feminina de Sub-21 ruma a Montenegro para o Europeu

A Seleção Nacional de Sub-21 Femininos viaja, hoje, para Podgorica, capital de Montenegro, onde vai disputar, de 19 a 21 de maio, a Pool E de Qualificação para o respetivo Campeonato da Europa.

Na Pool E, a disputar no SC Verde de Podgorica, a Seleção Nacional, liderada por João Santos, vai defrontar as suas congéneres de Montenegro, Islândia e Turquia.

O Selecionador Nacional faz o ponto da situação: “Durante a semana transata, conseguimos observar 20 atletas e decidir quais as 12 que seguirão para a competição. Fazemos hoje [ndr: ontem] o último treino em Portugal com o grupo alargado e viajamos amanhã [ndr: hoje] para Montenegro com o grupo final. Não foi, de todo, a preparação desejada, mas a possível, tendo em conta todas as circunstâncias. Atendendo ao período competitivo e académico, não foi possível ter o grupo completo reunido em estágio como gostaríamos, mas, por outro lado, as atletas chegarão à prova com bastante ritmo e acreditamos no trabalho que desenvolveram durante a época nos clubes“, salienta João Santos, acrescentando: “Julgo que este grupo é bastante heterogéneo em relação à experiência das atletas, e foi um fator a ter em conta na escolha das 12 que vão à competição. Algumas das atletas, como é o caso da Amanda Cavalcanti, da Alice Clemente e da Maria Reis Lopes, já têm bastante experiência, quer em equipas seniores na Liga Lidl, quer nos trabalhos da Seleção Sénior em anos transatos, contudo, tentámos também integrar algumas atletas que não têm tanta experiência e que acreditamos que possam fazer parte das próximas gerações“.

Quanto a expectativas relativamente à fase de qualificação para o Europeu, o primeiro na categoria de Sub-21 Femininos, “o objetivo é conseguir uma das sete vagas que dão acesso à fase final do Europeu. O primeiro lugar do grupo assegura a qualificação, os três melhores segundos também se qualificam. Portugal nunca conseguiu estar presente numa fase final do Europeu em escalões de formação femininos, e isso só por si revela a dificuldade da missão, mas o grupo acredita que é possível e iremos, jogo a jogo, lutar pelo nosso objetivo. A Turquia é a favorita ao primeiro lugar do grupo, pois grande parte das atletas foram campeãs da Europa de Sub-19 em 2020 e é um país com bastante tradição no Voleibol mundial. Montenegro, ao ser organizador de uma das pools, seguramente também acredita na qualificação para a fase seguinte. Não conseguimos reunir as informações que pretendíamos acerca das seleções que vamos defrontar, pelo que tentaremos conhecer e estudar os adversários com o decorrer da competição“, conclui João Santos.

A comitiva para Podgorica

Boavista FC

Rita Benídio

Castêlo da Maia GC

Matilde Mouta

GC Vilacondense

Bruna Guedes

Marlene Pereira

Leixões SC

Beatriz Cerveira

Lusófona VC

Raissa Cassamá

PV2014 – Ac. Vol. Colégio Efanor

Ana Monteiro

Bruna Correia

Maria Reis Lopes

SL Benfica

Alice Clemente

Marisa Pardal

Sporting CP

Amanda Cavalcanti

…………………

Team Manager – Arnaldo Rocha

Treinador Principal – João Santos

Treinadora Adjunta – Beatriz Santos

Fisioterapeuta – Jhony Gomes

A Seleção Nacional de Sub-21 vai defrontar as suas congéneres de Montenegro, Islândia e Turquia, na Pool E, a disputar em Montenegro, de 19 a 22 de maio.

Pool A (Sérvia) – Dinamarca, Letónia e Sérvia

Pool B (Polónia) – República Checa, Hungria, Polónia e Ucrânia

Pool D (Áustria) – Áustria, Bulgária, Ilhas Faroé e Israel

Pool E (Montenegro) – Islândia, Montenegro, PORTUGAL e Turquia

A fase final será realizada em Cerignola e Andria, na Itália, de 12 a 17 de julho de 2022.

Imagem: FPV.

Exit mobile version