Site icon Jornal A Nação

Voleibol: Portugal estreia-se frente à Bélgica na WEVZA

O Voleibol de alto nível está de volta a Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto em 2023. Após a realização dos jogos das seleções nacionais de seniores na European Golden League (masculinos) e European Silver League (femininos), disputados no Centro Cultural, a “Princesa do Lima” recebe mais uma prova internacional: o Torneio WEVZA de Sub-19, a disputar de 1 a 5 de julho, no Pavilhão de Santa Maria Maior.

Na Fase Preliminar (sistema round robin), as sete seleções estão divididas em dois grupos, a Pool A com três equipas (França, Espanha e Alemanha) e a Pool B com quatro (Bélgica, Itália, Países Baixos e Portugal).

Na Fase Final, os dois primeiros classificados de cada pool defrontam-se (sistema cruzado) nas meias-finais, enquanto os 3º e 4º classificados de cada pool jogarão pelo 5º ao 7º lugar (inclui o resultado do jogo da Pool B entre o 3º e o 4º classificados).

Cinco dias de competição e a promessa de bons espetáculos protagonizados por atletas com a dose certa de juventude e ambição para virem a ser as estrelas de amanhã, brilhando nos melhores palcos do Voleibol internacional.

Os lusitanos fazem a sua estreia frente à Bélgica, no dia 1 de julho, pelas 18h00. Os jogos poderão ser seguidos em direto através da Volei TV.

Neste tipo de competição, o primeiro jogo assume sempre muita importância pelo que um triunfo sobre a Bélgica, tradicionalmente forte nos escalões mais jovens, seria a estreia ideal para Portugal.

O Selecionador Nacional, Diogo Rosa, reconhece que “uma vitória no primeiro jogo seria uma ótima forma de entrar na competição. Sabemos que não é tarefa fácil, pois, efetivamente, esta geração da Bélgica confirma a tendência de qualidade do país. De qualquer forma, é importante haver um grande foco, preparação e vontade de entrar para lutar em todos os jogos, pois todos os resultados podem ser decisivos para a classificação”.

Quanto a favoritos, para o Selecionador, “a Seleção de Itália é uma clara candidata ao triunfo neste Torneio WEVZA, pois venceu o Campeonato da Europa em 2022. A França foi segunda classificada e a Bélgica também conseguiu um bom resultado na prova. São seleções que têm atletas com presença nos escalões mais velhos, o que lhes traz ainda mais bagagem e argumentos competitivos. Pela nossa parte, queremos competir para procurar o melhor resultado possível e tentar melhorar o registo nas passadas competições da WEVZA. Para além disso, há o grande objetivo de preparar esta geração para o Torneio WEVZA de Sub-20 [que é uma novidade] em janeiro de 2024, que constituirá a 1ª fase de apuramento para o Europeu da categoria“.

Foto e imagem: FPV.

Exit mobile version