Site icon Jornal A Nação

Voleibol: Portugal defronta Estónia na Silver League

A Seleção Nacional de Seniores Femininos, liderada por Hugo Silva, começa a disputar a European Silver League (ESL) na próxima quarta-feira – 21h00, em direto na Sport TV –, com a receção à Estónia, sua adversária na ESL 2021, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Na altura, as portuguesas venceram por 3-2 e 3-1, na Pool disputada em Zenica, na Bósnia-Herzegovina.

Agora, após um estágio em Rennes, onde defrontou a Seleção Francesa – 7ª classificada no último Europeu –, e, não obstante, a supremacia gaulesa nos resultados, a equipa orientada por Hugo Silva mostra-se motivada.

“Foram três jogos muito importantes para nós pois permitiram dar o ritmo necessário à equipa e tomar decisões importantes relativamente às atletas que se apresentam mais capazes de enfrentar os desafios que aí vêm. Nesta Silver League [Portugal, Estónia, Luxemburgo, Eslovénia e Suécia], o adversário mais difícil será a Suécia, mas a minha preocupação é a nossa Seleção e é com as nossas jogadoras que quero deixar algo de positivo no Voleibol feminino. Queremos chegar a qualquer competição e ganhar, mas o processo de crescimento vai ser longo e iremos, primeiramente, focar-nos em nós próprios, de maneira a formarmos uma seleção com um modelo de jogo bom e capaz de discutir o resultado com qualquer seleção“, salienta Hugo Silva, que durante vários anos foi o responsável técnico pela Seleção Nacional de Seniores Masculinos e se estreia, este ano, à frente da Seleção Nacional de Seniores Femininos.

“Nesta fase inicial, temos de estar mais preocupadas em construir o nosso modelo de jogo, em praticar um Voleibol de bom nível, que nos permita jogar de igual para igual para com as outras seleções. No ano passado, conseguimos chegar às meias-finais, algo inédito, por isso as expectativas são boas. O nosso objetivo é estar na final da Silver League e estamos a trabalhar para isso“, salienta Joana Resende, líbero da Seleção Nacional e bicampeã nacional de seniores femininos pela AJM/FC Porto.

“Continuamos o nosso caminho, sempre com máxima dedicação”, sublinha a capitã Marta Hurst.

Em 2021, a Seleção Nacional fez história na European Silver League ao apurar-se para a Final Four da prova depois de vencer a Pool B de qualificação – na cidade bósnia de Zenica –, com cinco vitórias e apenas um desaire: Estónia (3-2 e 3-1), Letónia (3-0 e 3-0) e Bósnia-Herzegovina (0-3 e 3-1), tendo sido esta última seleção a vencer a ESL 2021.

Como a presente edição da Silver League apresenta apenas uma pool, os dois primeiros classificados apuram-se para a final, agendada para o dia 2 de julho.

O vencedor da final qualifica-se para a European Golden League 2023.

Na European Silver League de femininos, a Seleção Nacional vai enfrentar, na Pool A, a Estónia, sua adversária na edição da ESL de 2021, a Suécia, que defrontou na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2021, a Eslovénia e o Luxemburgo.

Imagem: DR

A Pool A da ESL arranca no dia 25 de maio (quarta-feira, em Viana do Castelo), com o Estónia vs. Portugal, e prolonga-se até ao dia 26 de junho.

Foto: Photo Rallier.

Exit mobile version