Site icon Jornal A Nação

Voleibol: Portugal conhece adversários nas Ligas Europeias

Os sorteios das European Golden League e da European Silver League, em masculinos e femininos, realizaram-se hoje, no Luxemburgo, sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol (CEV).

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, conheceu os seus adversários na European Golden League 2023, competição disputada por algumas das principais seleções europeias e que dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League – VNL).

Na Golden League 2023, Portugal vai defrontar, na Pool A, novamente a sua congénere da Turquia (vencedora em 2019 e 2021 e finalista vencida em 2022) e da Dinamarca, bem como a Roménia, vencedora da European Silver League em 2022.

Em 2022, a Seleção Nacional terminou na 2ª posição a participação na Pool A da European Golden League, atrás da Turquia e à frente da Eslováquia, adversário que os portugueses superaram, em Propad, em jogo da 4ª e última jornada da Pool A.

Portugal disputou, pela primeira vez, a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018, em Matosinhos.

Tal como em 2020, 2021 e 2022, a Seleção Nacional vai disputar a European Golden League, tentando repetir o feito de 2018 em que atingiu a Final Four da prova.

Sobre os adversários na EGL 2023, o Selecionador João José refere: “É um grupo muito competitivo e iremos defrontar novamente a Turquia, que podemos considerar uma das favoritas. A Roménia e a Dinamarca são duas equipas ambiciosas, em ascensão, e não podemos esquecer que os romenos foram os vencedores da Silver League no ano passado“.

A Pool A da EGL arranca no dia 27 de maio e prolonga-se até ao dia 25 de junho.

A European Golden League compreende três pools:

Pool A – Turquia, PORTUGAL, Roménia e Dinamarca

Pool B – Ucrânia, Bélgica, Croácia e Macedónia

Pool C – Finlândia, Chéquia, Eslováquia e Estónia

Os melhores classificados de cada pool e o organizador apuram-se para a Final Four, que, em 2023, será disputada na Croácia, nos dias 24 e 25 de junho.

Se o organizador for o 1º classificado na sua pool, apura-se o 2º melhor classificado entre todas as pools.

Os dois primeiros classificados desta Final Four europeia irão disputar a Challenger Cup, onde irão encontrar os vencedores das competições continentais disputadas sob a égide da NORCECA (América do Norte e Centro), AVC (Ásia) e o vencedor do play-off entre o vencedor da CSV (América do Sul) e da CAVB (África), bem como o organizador desta fase, num total de seis seleções.

O vencedor da Challenger Cup 2023 (em país ainda por definir) apura-se para a Liga das Nações de Voleibol de 2024.

Na European Silver League de femininos, a Seleção Nacional, orientada por Hugo Silva, vai defrontar, na Pool B, as seleções de Montenegro, Geórgia e Ilhas Faroé.

A Pool A será formada por Áustria, Estónia, Letónia e Macedónia.

Embora respeite os adversários, o Selecionador Hugo Silva prefere focar-se em Portugal: “Sejam quais forem as equipas do grupo, a nossa Seleção precisa sempre de jogar e, como é óbvio, quer ganhar esses mesmos jogos para voltar a chegar às finais da competição. Temos obrigatoriamente de lá chegar! Ao mesmo tempo, lamentamos o facto de não podermos estar a jogar a outro nível para assim elevarmos mais rapidamente a nossa qualidade competitiva. É urgente chegar a uma Golden League, pois parece-me que jogando neste contexto vamos continuar a sentir dificuldades em resolver os problemas em competições com equipas mais difíceis, tal como aconteceu no ano passado na qualificação europeia. Mas a Silver é o nível em que estamos inseridos e tudo vamos fazer para tirar o máximo proveito da competição e assim dar mais um passo em frente na nossa evolução.”

Foto: DR.

Exit mobile version