Site icon Jornal A Nação

Voleibol: Nova jornada de competições europeias para as equipas portuguesas

A equipa de seniores masculinos do SL Benfica recebe, hoje, (18h15), na 2ª jornada da Pool C da 4ª Ronda da Liga dos Campeões, os belgas do Knack Roeselare.

O jogo, que será arbitrado por Benedikt Guekes (Alemanha) e Benone Visan (Roménia), terá como árbitro de reserva Raquel Portela e poderá ser seguido em direto na Benfica TV.

Para o treinador Marcel Matz [ndr: foto de destaque], em antevisão disponibilizada pela BTV, o primeiro confronto com a formação belga “é um jogo com possibilidades de vitória, apesar da qualidade e experiência do nosso adversário. O Roeselare é uma equipa que joga com velocidade e será extremamente difícil para nós. Eles vêm de uma derrota com o Tours [0-3], enquanto nós tivemos um jogo em Itália equilibrado [2-3]. Fizemos um bom jogo e foi importante para nós. Aumenta-nos a responsabilidade para continuar a jogar bem. O Roeselare vem jogar connosco sabendo o que fizemos em Itália, e virá com mais preocupações. O nosso serviço terá de ser forte para que o jogo possa cair para o nosso lado”.

O zona 4, Raphael Oliveira, é perentório: “A obrigação de ganhar é sempre a mesma, independentemente de ser um adversário do Campeonato Nacional ou de Champions. Precisamos de estar a cem por cento para conseguir um resultado positivo. O fator casa ajuda e ter os nossos adeptos connosco é algo que pesa para os adversários, que vão precisar de gás extra para nos vencerem“.

Na 1ª jornada da Pool C, diante dos campeões italianos, a equipa portuguesa esteve quase a conseguir criar a grande sensação da jornada. Venceu os primeiros dois sets, mas depois não conseguiu suster a reação dos transalpinos. O campeão português acabou por sair derrotado, mas só depois de se bater até ao final: 2-3 (25-23, 25-21, 19-25, 22-25 e 13-15).

A equipa de seniores masculinos do Sporting CP entrou “a matar” na primeira mão dos oitavos de final da Challenge Cup, ao vencer, com autoridade (3-0:  25-17, 25-12 e 25-14), na visita aos estónios do Parnu VC.

A segunda mão disputa-se hoje (19h30/Sporting TV), no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, e contará com a arbitragem de Francisco Moratilla (Espanha) e Tajana Sandl (Croácia).

Em declarações ao site do clube, Brian Melgarejo referiu que “ganhar dá sempre confiança. Felizmente, agora estamos num bom momento e esperamos continuar assim. Temos de seguir com os bons resultados para consolidarmos a confiança”.

Com o triunfo averbado no primeiro jogo, para passarem à fase seguinte, os portugueses precisam apenas de voltar a vencer por qualquer resultado, podendo mesmo perder pela diferença mínima (2-3). Se perderem por 1-3 ou 0-3, terão de disputar um Golden Set.

Se ultrapassarem os estónios, os leões de Alvalade defrontarão, na fase seguinte, o vencedor da eliminatória CV Melilla (Espanha) vs. Epicentr Podolyany Horodok (Ucrânia), sendo que o primeiro jogo será realizado extramuros, no dia 29, 30 novembro ou 1 dezembro.

Igualmente perto dos oitavos de final da Challenge Cup está a AJ Fonte do Bastardo, depois de receber e vencer (3-0: 26-24, 25-18 e 25-20) os finlandeses do Akaa Volley, na primeira mão.

O jogo da segunda mão está agendado para hoje, às 18h30 locais, na cidade finlandesa de Aaka e terá a arbitragem de Kristjan Vanaveski (Estónia) e Jens Olav Rydningen (Noruega).

Com o triunfo averbado no primeiro jogo, para passarem à fase seguinte, os portugueses precisam apenas de voltar a vencer por qualquer resultado, podendo mesmo perder pela diferença mínima (2-3). Se perderem por 1-3 ou 0-3, terão de disputar um Golden Set.

Se ultrapassarem os nórdicos, os açorianos defrontarão, nos oitavos de final, o vencedor da eliminatória Mirad Unipo Presov (Eslováquia) vs. SC Duo Tartu (Estónia), sendo que o primeiro jogo será realizado fora no dia 29, 30 novembro ou 1 dezembro.

Na Challenge Cup – femininos, a AJM/FC Porto, campeã portuguesa, recebe o Apollo 8 Borne, dos Países Baixos, no dia 22 de novembro (20h00/Dragão Arena), visitando as suas adversárias no dia 30 de novembro nos 32 avos-de-final.

Por seu turno, as açorianas do Clube Kairós vão defrontar, nos 32 avos-de-final, as suíças do TS Volley Dudingen, primeiro extramuros (24 de novembro) e depois em casa (30 de novembro).

Foto: DR.

Exit mobile version