Site icon Jornal A Nação

Voleibol: Campeonato Nacional de Veteranos em Espinho

A Nave Desportiva de Espinho recebe, de 17 a 19 de junho, os Campeonatos Nacionais de Voleibol para Veteranos, divididos em Veteranos A (para atletas com 35 anos ou mais) e Veteranos B (atletas com 45 anos ou mais), numa organização da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), em colaboração com a Associação de Voleibol do Porto (AVP) e com o apoio da Câmara Municipal de Espinho (CME).

No escalão Veteranos A (masculinos) participam 7 equipas, em Veteranos A (femininos) também 7 equipas e em Veteranos B (masculinos) 5 equipas, maioritariamente da AV Porto, com exceção da equipa feminina da ACD Pêrre (AV V. Castelo) e do CV Oeiras (AV Lisboa), no escalão +45 anos.

A Fase Final – Apuramento do Campeão Nacional de Veteranos A – Masculinos envolve as equipas de AR Canidelo, CCD Os Mochos e GC Sto. Tirso (Série A) e Ala de Nun’Álvares de Gondomar, AA S. Mamede, CD Fiães e Leixões SC (Série B).

A Fase Final – Apuramento do Campeão Nacional de Veteranos B – Masculinos envolve as equipas de AA S. Mamede, Ala de Nun’Álvares de Gondomar e SC Espinho (Série A) e AJM/FC Porto e CV Oeiras (Série B).

A Fase Final – Apuramento das Campeãs Nacionais de Veteranos A – Femininos envolve as equipas de AA S. Mamede, ADC Perre e Porto Vólei (Série A) e Ala de Nun’Álvares de Gondomar, AR Canidelo, GC Vilacondense e Leixões SC.

Ginásio Clube Vilacondense (Foto: FPV)

Jogando em “casa”, os representantes das equipas espinhenses, CCD Os Mochos e SC Espinho, deixaram as suas impressões.

Para o histórico João Brenha, atleta e presidente d’Os Mochos, que se sagraram, recentemente, campeões regionais na primeira competição oficial federada em que participaram, “disputar este campeonato é motivo de grande satisfação, principalmente depois da pandemia, sendo o retomar da atividade, voltar à normalidade e a jogar Voleibol. É também uma nova etapa para Os Mochos, que, em cada competição que disputam, levam sempre consigo um espírito competitivo, mas de boa camaradagem, que é o que esperamos ter nestes jogos. Este campeonato tem tudo para ser um sucesso e contribuir para o aumento do número de jogos entre estas equipas menos jovens. E, claro, jogar em Espinho, junto dos nossos, é sempre outro fator de enorme satisfação”.

Os Mochos (Foto: FPV)

Já Rui Torres, que acumula o cargo de responsável pela equipa do SC Espinho com o de elemento da organização deste campeonato, considera “ser um privilégio, na nossa idade, ter a bola na mão, poder voltar a vestir a camisola e ouvir o apito. É de enaltecer o esforço da FPV e da AVP para organizarem este campeonato, que merece todo o carinho e apoio do Espinho, e que será, certamente, um sucesso. Felicito o Município de Espinho por se ter associado a este projeto, bem como os atletas que, mesmo tendo a perceção que o seu tempo de sucesso desportivo já passou, se unem para estes momentos saudáveis de confraternização e entretenimento“.

A realização deste primeiro Campeonato Nacional de Veteranos surge na sequência do entusiasmo cada vez maior pela prática do Voleibol por atletas com um passado ligado à modalidade, enquadrado nos últimos anos, principalmente, nos regionais Masters da AV Porto.

Para Luís Miguel Cardoso, Diretor Técnico da AVP, “a Associação de Voleibol do Porto apadrinhou a vontade dos atletas veteranos no desejo de terem uma competição mais regular, através da criação dos Campeonatos Masters, dando agora, com a realização do Campeonato Nacional, mais um passo na consolidação do Voleibol veterano, estando sempre ao serviço dos clubes e atletas na promoção do Voleibol em qualquer idade. Estou confiante no sucesso deste evento e na evolução das competições para veteranos nos próximos anos“.

As finais do Campeonato Nacional de Veteranos estão marcadas para as 18 horas de domingo, dia 19, seguindo-se a cerimónia da entrega dos troféus aos campeões nacionais.

Fotos e imagem: FPV.

Exit mobile version