Site icon Jornal A Nação

Sintra: Município desafia munícipes a participarem em projeto de compostagem

“Compostagem é Reciclar e Reutilizar – Ser Melhor pelo Ambiente!” é o projeto que o município de Sintra leva a cabo e que já possibilitou a entrega de mais de 500 compostores domésticos aos munícipes.

Basílio Horta, presidente da autarquia, salienta a importância da iniciativa que “vai ao encontro da estratégia que temos em marcha para o desenvolvimento sustentável do concelho. Mantemos a nossa aposta na educação e sensibilização ambiental, sabendo que é daí que retiremos os benefícios no futuro”. O autarca sublinha, ainda, que “urge promover a valorização dos resíduos dando apoio ao desenvolvimento de projetos de grande valor cívico e ambiental como é o caso da compostagem”.

São disponibilizados, gratuitamente, junto dos munícipes e das entidades, equipamento /compostores que permitem o tratamento local dos resíduos orgânicos gerados diariamente, com vista à valorização orgânica por processo de compostagem.

Para se inscrever, consulte as Normas de Participação e preencha o Formulário de Inscrição, selecionando o tipo de compostagem a realizar:

– Compostagem Doméstica: Realizada diretamente pelos cidadãos, que processam os resíduos orgânicos produzidos nas suas casas – restos de preparação de refeições e resíduos das hortas e jardins, com o objetivo de obter um composto que servirá de fertilizante orgânico. É realizada num compostor de uso individual.

– Compostagem Comunitária: Este tipo de compostagem é realizada por grupos da comunidade, que adicionam os resíduos orgânicos das suas habitações, hortas, jardins, etc., num equipamento de uso comum. O composto produzido é utilizado pelos participantes do processo de compostagem.

Saiba mais em https://www.smas-sintra.pt/compostagem-smas/.

Foto: DR.

Exit mobile version