Site icon Jornal A Nação

Sintra continua a investir na melhoria dos espaços escolares

A Câmara Municipal de Sintra mantém os investimentos na reabilitação de escolas do concelho, com o objetivo garantir o bom funcionamento, segurança e conforto destes espaços, fatores importantes para um ensino de qualidade.

As escolas visitadas pelo executivo esta quarta-feira, e cujo investimento total é de cerca de 918 mil euros, foram a Escola Básica do 1º ciclo de Pêro Pinheiro, a Escola Básica do 2º e 3º ciclo Doutor Rui Grácio, na União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar e a Escola Básica de São Marcos 1, na União de Freguesias de Cacém e São Marcos.

De visita a estes estabelecimentos de ensino, o presidente da autarquia, Basílio Horta, referiu que “o que se viu hoje nestas escolas é muito importante. É a concretização do que sempre idealizamos paras as escolas do concelho: inverter a trajetória de décadas de abandono e degradação”, salientando que “tudo faremos para dar seguimento à melhoria, modernização e valorização das nossas escolas e devolver dignidade a quem aprende e a quem ensina”.

A intervenção na EB1 de Pêro Pinheiro, no valor de 133 mil euros, contemplou a requalificação de logradouro, a realização de trabalhos de repavimentação das zonas de circulação envolventes ao edifício escolar, substituição de lancis, colocação de balizas e tabelas de basquetebol no campo de jogos, instalação de equipamentos lúdicos e mobiliário urbano (ecopontos, bebedouros, bancos e mesas), execução de pavimentos em borracha, colocação de tapetes de relva sintética, criação de um horto escolar e requalificação dos espaços verdes do logradouro.

Com um investimento de 362 mil euros, por parte da autarquia, a EB 2,3 Rui Grácio foi alvo de trabalhos de repavimentação e beneficiação das zonas de passagem envolventes aos edifícios escolares, através da reparação dos pavimentos existentes, reparação de valetas, revestimento do pavimento do campo de jogos com “slurry”, pintura da pista de salto em comprimento, substituição periférica da rede do campo de jogos, desobstrução de toda a rede pluvial e requalificação ou substituição dos equipamentos existentes e requalificação de logradouros.

A empreitada de requalificação da EB1 São Marcos 1, no valor de 423 mil euros, contemplou a requalificação energética de forma a garantir mais conforto e reduzir a fatura energética, requalificação de coberturas e logradouros, arranjos de espaços exteriores, conservação dos edifícios e requalificação de cozinhas (incluindo equipamentos).

Desta forma, a Câmara Municipal de Sintra prossegue o caminho de investimentos já realizados nas escolas do concelho, melhorando as condições dos estabelecimentos de ensino, tornando estes espaços num exemplo de modernização, beneficiando toda a comunidade escolar.

O Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra permitiu requalificar até ao momento mais de 120 estabelecimentos de ensino, compreendendo mais de 30 mil alunos, num investimento superior a 44 milhões de euros.

Foto: CMS.

Exit mobile version