Site icon Jornal A Nação

“Será que a gestão eficaz dos canais de denúncia pode robustecer a cultura ética das organizações?” em aula aberta online

Em linha com o Curso Executivo: Ética, Compliance e Whistleblowing nas organizações, a Católica Porto Business School vai promover uma aula aberta para debater o canal de denúncias e a ética das organizações. Sob o tema “Ética, Compliance e Whistleblowing”, a aula aberta online realiza-se já hoje, dia 21 de setembro, pelas 18h30, e junta vários especialistas na área.

A Lei nº 93/2021 que transpõe a “Diretiva de Whistleblowing” (Diretiva (UE) 2019/1937, relativa à proteção dos denunciantes em Portugal, foi aprovada em maio de 2022. Este novo quadro normativo aprovado pela Assembleia da República surge num contexto estratégico de combate à corrupção que obriga as organizações públicas ou privadas com 50 ou mais colaboradores a disponibilizar um canal de denúncias internas que permita garantir a confidencialidade da identidade dos denunciantes – os whistleblowers e a não retaliação.

Helena Gonçalves e José Ricardo Gonçalves, diretores do curso “Ética, Compliance e Whistleblowing nas Organizações”, em conjunto com Bruno Castro e Susana Magalhães, docentes convidados, vão dinamizar a aula aberta online sob o tema “A gestão eficaz dos canais de denúncia pode robustecer a cultura ética das organizações?”. Um espaço onde se pretende também debater a importância de apoiar a implementação e revisão do programa de gestão de denúncia e, por sua vez, demonstrar a sua importância no reforço de culturas organizacionais de forma a torná-las mais éticas.

A aula aberta online “Ética, Compliance e Whistleblowing”, promovida pela Católica Porto Business School, realiza-se já no próximo dia 21 de setembro, pelas 18h30. Para mais informações consulte: https://www.catolicabs.porto.ucp.pt/pt/evento-detalhe/2022-09-21/27905 .

Imagem: CPBS.

Exit mobile version