Site icon Jornal A Nação

“Retratos do Galo no Comércio Tradicional Barcelense” em destaque no Posto de Turismo e Torre Medieval de Barcelos

Perceber como é que o Galo de Barcelos se posiciona no âmbito dos estabelecimentos comerciais tradicionais do concelho é o mote para a exposição que abre ao público, na próxima sexta-feira (18 de fevereiro), pelas 17h00, na Torre Medieval e no Posto de Turismo de Barcelos, sob o tema: “Retratos do Galo no Comércio Tradicional Barcelense”.

Esta primeira edição desta mostra pretende criar um Roteiro Criativo das diversas interpretações do Galo de Barcelos, patentes nos estabelecimentos comerciais locais, da mais diversa origem e material, mostrando a variedade de contextos em que este ícone se enquadra.

A exposição encerra um olhar diferenciador sobre o comércio local, procurando a multiplicidade de interpretações do símbolo da terra que, intrinsecamente, rememora o trajeto artístico desta peça nativa na comunidade criativa barcelense.

A exposição evidencia, ainda, a forte ligação artística, cultural, turística e simbólica que existe entre a comunidade local e o Galo de Barcelos. Trata-se de um roteiro fotográfico que sublinha a dimensão artística do Galo, nas interpretações mais tradicionais ou modernas, mas, acima de tudo, patenteia o orgulho de um concelho que, de forma vincada, reclama para si a inquestionável paternidade deste ícone, mundialmente reconhecido como símbolo de Portugal.

A exposição “Retratos do Galo no Comércio Tradicional Barcelense” pretende ser o ponto de partida para a experiência única que consiste na visitação aos locais onde cada peça se insere, conhecendo contextos, histórias e ligações afetivas.

O Galo de Barcelos, enquanto símbolo da herança cultural local, é o fio condutor de uma identidade coletiva com notoriedade nacional e internacional, da qual muito se orgulham os barcelenses, as gentes da “terra do galo”.

A exposição “Retratos do Galo no Comércio Tradicional Barcelense” está patente até 24 de abril, no Posto de Turismo de Barcelos, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30; aos sábados e feriados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; e aos domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

Imagem: CMB.

Exit mobile version