Site icon Jornal A Nação

Quase 250 alunos dão início ao curso da 42 em Lisboa e no Porto

São 244 no total, 127 em Lisboa e 117 no Porto, os alunos de mais de 10 nacionalidades, que começam hoje o curso da 42 nas duas cidades portuguesas. De eletricistas a jogadores de ténis profissional, passando por chefs e consultores imobiliários, cerca de 70% tinham pouca ou nenhuma experiência em programação. Para chegarem à fase de kick-off, os novos alunos foram bem-sucedidos nos testes online e no bootcamp de 26 dias, onde aprenderam as bases de programação.

A Escola 42 é considerada a melhor escola de Software Development do mundo (com mais de 15 mil alunos em 26 países), oferece um método inovador e gamificado, que promove a aprendizagem sem salas de aula, sem horários e sem professores.

Nesta escola aprende-se, de forma prática, desenvolvendo projetos entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, para além das competências técnicas, cada aluno desenvolve a capacidade de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas, bem como a criatividade, autonomia e resiliência.

“Este é o sétimo kick-off da 42 em Portugal, onde a escola caminha a passos largos para atingir os mil alunos, menos de três anos desde a abertura de portas no nosso país. Este crescimento revela a enorme procura das empresas por profissionais ligados à programação e à tecnologia e a confiança e credibilidade que este modelo de ensino pioneiro e em constante inovação está a conquistar na sociedade portuguesa. Desejo aos novos alunos as maiores felicidades e empenho máximo no curso que agora iniciam, e que o mesmo possa resultar na concretização das suas aspirações profissionais e pessoais”, destaca Pedro Santa Clara, Diretor da 42 em Portugal.

Desde que abriu portas em Portugal, a 42 já soma 7 kick-off, +500 alunos, mais de 36 mil candidatos registados, 12 Piscines em Lisboa e 5 no Porto, onde chegou em junho de 2022.

O programa da 42 é 100% gratuito (as propinas são totalmente pagas por mecenas) e não exige background académico ou experiência em programação. O que se deseja é que os candidatos sejam proactivos, curiosos, criativos, dedicados e gostem de trabalhar em equipa. E que tenham pelo menos 18 anos ou o 12º ano concluído.

As candidaturas estão abertas 365 dias por ano em Lisboa [ndr: foto de destaque] e no Porto através dos links https://apply.42lisboa.com/ e https://apply.42porto.com/ .

Como funciona?

Para aceder ao curso da Escola 42 é necessário passar dois testes online e completar um bootcamp de 26 dias intensivos nas instalações da 42, em que os candidatos aprendem as bases de programação e descobrem se esta é a escola ideal para eles.

O curso da 42 é partilhado nas mais de 40 escolas em todo o mundo. Demora entre 12 e 18 meses a concluir, caso o aluno dedique cerca de 40h semanais ao programa. Depois disso, mergulha na sua primeira experiência profissional.

Posteriormente, os alunos podem começar a sua Especialização, altura em que decidem quais as áreas que mais lhes interessam e que querem explorar. Mais uma vez, e para que depois recebam um certificado de especialização, terão que fazer uma experiência profissional em que coloquem em prática toda a aprendizagem.

A metodologia de aprendizagem assenta numa experiência project-based e peer learning, que é muito enriquecida pela experiência presencial dos alunos no Campus.

Complementado com as experiências profissionais exigidas no final de cada etapa, o curso e especialização da 42 preparam os alunos de uma forma prática, promovendo o desenvolvimento das competências do futuro.

Todos os parceiros da 42 têm acesso a uma plataforma onde podem divulgar ofertas de emprego para os alunos de toda a rede 42, e não apenas para os do Campus da sua cidade/país.

A 42 em Portugal

A idade média dos alunos da 42 em Portugal é de 27 anos, com idades compreendidas entre os 17 e os 57. São 25 as nacionalidades dos alunos, tais como os perfis são muito diferentes, mas têm em comum o facto de verem na programação uma oportunidade para as suas carreiras. Jovens que terminaram o ensino secundário, alunos universitários, profissionais das mais variadas áreas: Personal Trainers, Motoristas, Chefs, Canalizadores, Pilotos, Militares, Médicos, Engenheiros, Bartenders, Polícias, Profissionais de Limpeza, Advogados, Músicos, farmacêuticos, entre muitos outros.

Em Lisboa, a 42 tem o apoio dos parceiros fundadores FUNDAÇÃO SANTANDER PORTUGAL, VANGUARD PROPERTIES, FIDELIDADE e REFORMOSA, bem como da BI4ALL, MERCEDES-BENZ.IO, OBSERVADOR, DST GROUP, BA GLASS, CASA RELVAS, NTTDATA, HUAWEI, KPMG, AXIANS, SALTPAY, SUL ACCOUNT, THE CLAUDE AND SOFIA MARION FOUNDATION, Família Alves Ribeiro, Rita e Filipe Botton e FUNDAÇÃO JOSÉ NEVES.

Já no Porto, conta como parceiros fundadores com a CRITICAL TECHWORKS e a SALTPAY, e tem, ainda, o apoio de AMORIM, BA GLASS, ECOSTEEL, SODECIA, SOGRAPE, SONAE, PROZIS, VICAIMA, João Nuno Macedo Silva e CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO.

O apoio dos mecenas revela uma aposta de empresas e individuais num modelo de educação mais inclusivo e mais tecnológico.

Foto: 42.

Exit mobile version