Site icon Jornal A Nação

Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho representa estudantes da aliança europeia ARQUS

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Duarte Lopes, foi eleito coordenador do Conselho de Estudantes da ARQUS – Aliança Europeia de Universidades, durante a II Conferência Anual deste organismo, em Itália. A ARQUS envolve 350.000 alunos de nove universidades de nove países da UE e visa promover ações transformadoras, o multiculturalismo e a excelência.

Para o mandato até setembro, Duarte Lopes vai ter como vice-presidente a lituana Dominyka Goldbergaitė. A equipa identificou sete das 15 áreas estratégicas desta aliança que podem exigir um maior input estudantil. Duarte Lopes propõe, por exemplo, manter e intensificar um modelo bottom-up, fomentando a participação ativa dos alunos nos processos decisórios do Conselho sobre os objetivos, desafios e atividades da aliança. “A UMinho aderiu à ARQUS em janeiro e está a contribuir com a qualidade do seu trabalho para a construção e consolidação deste projeto europeu inovador”, diz Duarte Lopes.

Financiada pelo Programa Erasmus+ e pelo Programa Horizonte 2020 da UE desde 2018, a ARQUS é coordenada pela Universidade de Granada (Espanha) e inclui as universidades de Bergen (Noruega), Graz (Áustria), Leipzig (Alemanha), Lyon (França), Pádua (Itália), Vilnius (Lituânia), Wroclaw (Polónia) e Minho (Portugal).

Nascido há 22 anos, em Braga, Duarte Lopes é licenciado em Direito e mestrando em Direito dos Contratos e da Empresa pela UMinho, na qual é membro do Conselho Geral e integrou o Senado Académico. Esteve, ainda, na direção da Associação de Estudantes de Direito a da Associação de Debates Académicos da UMinho. É, desde janeiro, presidente da AAUMinho, após ter sido presidente adjunto interno e externo e diretor de núcleos, secções e delegações.

Foto: UMinho.

Exit mobile version