Site icon Jornal A Nação

Orquestra Municipal de Sintra interpreta Sinfonia nº 8 “Inacabada” de Schubert

A Orquestra Municipal de Sintra, sob direção do maestro Cesário Costa, apresenta a Sinfonia nº 8 “Inacabada”, de Schubert, no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 6 de maio, pelas 21h00.

Com um programa inteiramente dedicado ao período romântico inicial, destacam-se dois grandes compositores Schubert e Mendelssohn. A Orquestra iniciará o concerto com a interpretação da Abertura “Trompete“, de Mendelssohn, composta aos 17 anos. A obra ganha o nome de Trompete anos mais tarde por iniciativa da família, tendo em conta que, até então, Mendelssohn apenas tinha composto para instrumentos de corda.

No concerto haverá também lugar para a estreia moderna da abertura da “Favola PastoraleNettuno ed Egle, de João de Sousa Carvalho, escrita em 1785 por altura das celebrações dos casamentos dos filhos de D. Maria e do rei de Espanha, Carlos III.

O concerto encerra com uma das mais populares sinfonias de Schubert, a Sinfonia nº 8, uma obra inacabada constituída apenas por dois andamentos, mas envolta em grande dramatismo.

A Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II é um projeto único a nível nacional que tem como objetivo permitir a fruição da música clássica em todo o território do concelho de Sintra.

A entrada para o concerto é gratuita, mas limitada à lotação disponível, num máximo de dois bilhetes por pessoa.

Reserva de bilhetes através da Ticketline.

Programa

Felix MENDELSSOHN (1809-1847) – Abertura “Trompete”, Op. 101

João de SOUSA CARVALHO (1745-1798) – Nettuno ed Egle, abertura (estreia moderna)

Franz SCHUBERT (1797-1828) – Rosamunde: música de bailado nº 2 e Sinfonia nº 8 “Inacabada”.

Imagem: DR.

Exit mobile version