Site icon Jornal A Nação

Ordem dos Advogados de Braga é a primeira no país a indicar um porta-voz para os advogados brasileiros

A Delegação da Ordem dos Advogados de Braga anunciou que dará voz aos advogados brasileiros inscritos pela instituição através de um porta-voz. O indicado é o advogado luso-brasileiro, Bruno Gutman. A decisão foi deliberada por unanimidade em reunião ordinária da Delegação da Ordem dos Advogados de Braga e comunicada pela Presidente da entidade, Ana Santos, que pretende aproximar e integrar os advogados brasileiros, que representam aproximadamente 10% dos profissionais registados em Braga.

“É uma deliberação com vista a transmitir e a receber as principais preocupações e a resolver os principais problemas que afetam estes advogados”, afirma Ana Santos.

De acordo com o novo porta-voz, Bruno Gutman, a iniciativa é uma forma exemplar de integração e cooperação com os advogados brasileiros que são inscritos na Ordem dos Advogados Portugueses. “Os brasileiros representam, aproximadamente, 10% de todos os profissionais inscritos na Ordem, em Portugal. É fundamental integrá-los na cultura profissional local, conhecer as suas necessidades e colaborar para que possam exercer a sua atividade de forma plena. A Delegação de Braga destaca-se pela excelência do trabalho desenvolvido em favor dos advogados da região. Aceitei este desafio com imenso gosto e muita honra”, conclui.

A comunidade brasileira, que reside oficialmente em Portugal, chegou a 393 mil pessoas em 2023, de acordo com dados da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA), órgão responsável por controlar a entrada no país e emitir autorizações de residência. No fim de 2022, o número era de 240 mil. Braga é considerada uma das cidades mais populares entre brasileiros que procuram fixar residência em Portugal. A estimativa da agência é que cerca de 8% da população da cidade seja constituída por imigrantes brasileiros.

Mais sobre Bruno Gutman

Bruno Gutman é advogado luso-brasileiro com mais de 20 anos de experiência e atuação jurídica no Brasil e em Portugal, membro do Conselho Diretor da Funcex Europa e residente em Braga. Formado em Direito no ano de 2002, atua como advogado desde os 22 anos. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio de Janeiro sob o nº 118.768 e na Ordem dos Advogados Portugueses, Conselho Regional do Porto, sob o nº 59.189, iniciou a carreira jurídica na área do Direito Desportivo, quando prestou assessoria para diversas entidades (Federações, Confederações e clubes), atletas e empresários. Exerceu o cargo de Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno durante oito anos. Fundador do escritório Gutman e Silva Advogados, construiu uma carreira sólida no Brasil, com atuação nas mais diversas áreas, em especial no Direito Civil, Consumidor e Direito do Desporto.

Em Portugal, trabalhou com o reconhecimento de diplomas estrangeiros, questões de nacionalidade, investimentos, internacionalização de empresas e start-ups. Possui amplo conhecimento das relações e temas que envolvem o Brasil e Portugal, participa ativamente das causas relacionadas à comunidade luso-brasileira e também na promoção e divulgação da cultura brasileira em Portugal. É, ainda, apresentador do programa “Nove em Ação”, pela Rádio Antena Minho, onde entrevista convidados que tenham relação com algum dos nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Desde 2022, é membro do Conselho Diretor da Funcex Europa, a representação europeia da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), entidade responsável pelo maior banco de dados do comércio exterior brasileiro.

Foto: DR.

Exit mobile version