Site icon Jornal A Nação

“O Capitalismo e a Ideia do Socialismo” em debate na Católica Porto Business School

A Católica Porto Business School, em conjunto com a Associação Portuguesa de Economia Política, vai realizar uma sessão que irá debater e refletir sobre algumas das questões e características do capitalismo, centrado em temas como a crise ambiental, o trabalho, a redistribuição, a felicidade, a inovação e as possibilidades alternativas que se abrem atualmente. A sessão é gratuita e decorre hoje, dia 8 de junho, pelas 18h00, em formato online.

O evento contará com a presença dos convidados Pedro Teixeira, investigador no Centro Marc Bloch, e Nuno Ornelas Martins, professor catedrático na Universidade Católica Portuguesa.

O capitalismo é uma realidade histórica mutável, sujeita a inúmeros questionamentos económicos, políticos e éticos, onde o objetivo é centrado na maximização de lucro. O capitalismo pode trazer as suas vantagens, como inovação, eficiência e a redução de valor dos bens de consumo e, também, as suas desvantagens, como a desigualdade social, crises económicas, e externalidades. O acesso à conferência é uma oportunidade única para todos os alunos e interessados pois irão ser discutidos temas de economia política e serão divulgados os trabalhos de jovens investigadores em início de carreira.

A sessão está inserida no Ciclo de Conferências que conta com organização da Associação Portuguesa de Economia Política e em parceria com o CEGE – Centro de Estudos em gestão da Economia, da Católica Porto Business School e irá contar com uma conferência de Pedro Teixeira, investigador pós-doutoral no Centro Marc Bloch, na Universidade Humboldt de Berlim e ainda com a participação e comentário de Nuno Ornelas Martins, doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge e licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa no Porto.

A sessão pretende debater sobre o tema em questão e dar ao público diferentes perspetivas, teóricas e práticas. As experiências internacionais dos convidados são também uma mais-valia para a conferência, pois demonstram e exemplificam diferentes conhecimentos mundiais em redor do capitalismo.

O acesso às conferências, que serão transmitidas via Zoom, tem acesso livre e gratuito, e cada sessão tem uma duração de 1h30min, contando com uma breve conferência seguida de um comentário e debate com o público.

Para assistir, basta aceder ao evento online https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85799549470#success .

Sobre os convidados:

Pedro Teixeira é um investigador pós-doutoral no Centro Marc Bloch (Universidade Humboldt de Berlim), onde integra o projeto franco-alemão “EURO-DEM – Democracia no trabalho: um ideal Europeu?” (2021-2024).

Leciona filosofia e economia política no Instituto Otto Suhr da Universidade Livre de Berlim, em 2021 foi investigador pós-doutoral no IFILNOVA (FCSH, Lisboa) e, em 2017, investigador visitante no Departamento de Filosofia da Universidade de Columbia em Nova Iorque. Anteriormente, trabalhou como assistente de investigação no Departamento de Finanças da London School of Economics (LSE) e no Departamento de Economia da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA SBE). Completou o mestrado em teoria política na LSE e licenciatura e mestrado em economia na NOVA SBE. Atualmente, escreve sobre temas como o socialismo, as teorias de reconhecimento, perspetivas teóricas sobre os mercados e sobre modelos de controlo democrático da esfera da economia.

Nuno Ornelas Martins é doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge, e licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (Porto), tendo feito a agregação em História do Pensamento Económico também na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, é professor catedrático na Universidade Católica Portuguesa onde leciona as disciplinas de História do Pensamento Económico e de Filosofia Social e Ética. Anteriormente, já foi professor também na Universidade de Cambridge e na Universidade dos Açores. Publicou o livro The Cambridge Revival of Political Economy em 2013, pela Routledge, bem como numerosos artigos em várias revistas académicas internacionais nas áreas da Economia e da Filosofia.

Foto: UCP.

Exit mobile version