Site icon Jornal A Nação

Município de Barcelos e Alto Comissariado para as Migrações assinam Carta de Compromisso

O Município de Barcelos e o Alto Comissariado para as Migrações assinaram, ontem, uma Carta de Compromisso referente ao Programa ROMED, uma iniciativa que acontece no âmbito do Programa Europeu de Formação de Mediadores, cujo objetivo é melhorar a qualidade e a eficácia do trabalho dos mediadores, promovendo uma melhor comunicação entre as comunidades ciganas e as instituições públicas.

No ato de assinatura, o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, e o vogal do Conselho Diretivo do ACM, I.P., José Reis, sublinharam a importância desta parceria, que dá seguimento ao trabalho já desenvolvido no âmbito do Projeto Mediadores Municipais Interculturais.

O Programa ROMED surge no âmbito do Programa Europeu de Formação de Mediadores e visa uma política pública integrada. Em Portugal, envolve o Alto Comissariado para as Migrações tendo como parceiro a Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas – Letras Nómadas.

Os principais objetivos deste projeto de intervenção passam pela promoção de ações de formação sobre cidadania junto das comunidades ciganas; incentivo à participação dessas comunidades, enquanto exercício de cidadania; e apoio a iniciativas/ projetos de organizações da sociedade civil nos respetivos territórios.

Aproveitando a sua vinda a Barcelos, a delegação do Alto Comissariado para as Migrações fez uma visita aos acampamentos de Barqueiros e de Arcozelo para avaliar o trabalho desenvolvido e auscultar as necessidades das pessoas que lá moram.  Nessa visita, participaram as entidades parceiras – Centro Social Abel Varzim e Centro Social da Paróquia de Arcozelo, bem como os Mediadores Municipais Interculturais.

Na carta de compromisso hoje assinada entre as partes, o Município de Barcelos compromete-se a integrar o Programa ROMED e a contribuir para a concretização dos seus objetivos,  a participar no processo de criação de Grupos Ativos Comunitários, a promover o envolvimento e a participação ativa das pessoas ciganas, stakeholders e entidades locais, a mobilizar os recursos e parceiros locais, e a acolher o acompanhamento/apoio técnico do ACM, e dos facilitadores da Associação Letras Nómadas, nomeadamente, viabilizando a realização de visitas e reuniões no âmbito do Programa ROMED.

Foto: CMB.

Exit mobile version