Site icon Jornal A Nação

Mais de Meio Milhão de euros apreendidos pela PSP em operação de combate ao furto e recetação de catalisadores

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, em conjunto com Autoridade Tributária e em plena articulação com o DIAP Regional de Lisboa, desenvolveu, no dia 15 de dezembro, uma operação policial que visou a execução de 6 Mandados de Detenção, 8 Buscas Domiciliárias e dezenas de buscas não domiciliárias nos distritos de Lisboa e Setúbal, por factos suscetíveis de configurar os crimes de Associação Criminosa, Furto Qualificado, Recetação, Fraude Fiscal, Falsificação de Documentos e Branqueamento de Capitais.

Ao longo da investigação, foi possível indiciar um grupo de suspeitos que se dedicava ao furto e à recetação de catalisadores furtados e que constituía um nível de recetação intermédia e final, uma vez que os catalisadores furtados eram entregues em empresas responsáveis pelo processamento e venda dos metais preciosos que compõem este tipo de componente automóvel.

As empresas visadas foram alvo de buscas não domiciliárias, sendo possível revelar que, para além da atividade económica lícita, na recolha e tratamento de resíduos, possuíam um mercado paralelo ilícito.

A investigação permitiu revelar que estas empresas recebiam catalisadores furtados de diversos locais do país e, após o devido processamento, exportavam toneladas de catalisadores já triturados, obtendo assim lucros avultados de quantias monetárias.

Durante a operação, foi possível à PSP apreender: 546.000,00 € (quinhentos e quarenta e seis mil euros) em numerário; 68 placas prensadas de metais preciosos provenientes do processamento de catalisadores, avaliadas em 100.000,00€ (cem mil euros); dois revólveres de calibre .32 e respetivas munições; uma pistola de calibre 6.35mm e respetivas munições; vários cartuchos de calibre 12; duas armas de airsoft; três automóveis de gama alta; vários catalisadores furtados; ferramentas utilizadas para o furto de catalisadores; vários telemóveis e material informático; e diversa documentação relativa à prática ilícita de transações comerciais de metais preciosos com relevância para a investigação.

No decorrer da operação, foi possível deter com Mandados de Detenção emitidos por Autoridade Judiciária, seis indivíduos, com idades compreendidas entre os 23 e os 43 anos de idade, entre os quais, um dos responsáveis de uma das empresas visada na investigação.

Os detidos foram apresentados no dia de hoje ao Juiz de Instrução Criminal de Lisboa para serem sujeitos a primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

“O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa acredita que esta operação, irá contribuir para dissuadir estas práticas criminais junto dos principais autores dos furtos de catalisadores, bem como das empresas que funcionam de forma ilícita na compra destes componentes automóveis furtados. É neste quadro de atuação que será dada continuidade a investigações criminais, no sentido de apresentar mais suspeitos perante as autoridades judiciais, de forma a garantir as medidas de prevenção necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações em geral, bem como das vítimas de este tipo de crimes”, afirma a PSP.

Foto: PSP.

Exit mobile version