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Lisboa, Porto e Cascais mantêm posição do pódio no TOP 10 dos municípios mais atrativos

A 8ª edição do Portugal City Brand Ranking© analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, ao longo dos últimos anos. Consulte o Ranking completo em https://www.bloom-consulting.com/pt/bloom-consulting-portugal-city-brand-ranking/ .

Setúbal, que na passada edição não fez parte do Top 10 nacional, volta ao cimo da tabela, alcançando o 9º lugar e repetindo a sua melhor classificação, alcançada em 2019. Já Faro desce ao 11º lugar, ficando, nesta edição, de fora deste Top 10.

Top 10

O topo da tabela continua a pertencer a Lisboa, nesta que é já a 8ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©. Apesar dos excelentes resultados obtidos por municípios como Porto e Cascais, que mantêm as suas posições de 2º e 3º lugar, respetivamente, é a capital quem continua a dominar todas as dimensões do estudo, com uma performance exemplar em todas as variáveis estatísticas e digitais. Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional.

O Funchal volta ao 8º lugar na tabela nacional, que já ocupou na edição de 2016, conseguindo reconquistar terreno face à invulgar descida ao 10º posto na passada edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©. Setúbal, que na passada edição não fez parte do Top 10 nacional, volta ao cimo da tabela, com uma escalada de 4 posições para o 9º lugar, repetindo a sua melhor classificação, alcançada em 2019.

Nesta edição, Aveiro foi o único município do Top 10 a perder terreno e, ainda, conseguiu manter-se entre os melhores desempenhos de marca no país. Apesar de uma excelente prestação, o município do Centro não resistiu às ascensões de Funchal e Setúbal. Faro, que tem sido presença constante desde a edição de 2016 do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, desce ao 11º lugar, ficando, nesta edição, de fora deste Top 10.

TOP 25: Um ano de grandes mudanças

Nesta edição, registaram-se 16 mudanças nas posições que compõem o Top 25, sendo que os sete primeiros lugares se mantiveram inalterados. Lisboa, Porto, Cascais, Braga, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Sintra, resistem nos lugares que ocuparam na edição de 2021 e consolidam-se como as 7 marcas com melhor desempenho entre os 308 municípios portugueses.

A primeira mudança aparece no 8º lugar, devido à escalada de duas posições do Funchal, seguido de Setúbal ascende ao 9º lugar, alcançado na edição de 2019 (a sua melhor posição de sempre no estudo). Estas duas subidas, ditaram as descidas de Aveiro e de Faro na classificação, remetendo o município do Centro para o lugar que ocupou em 2016 e os algarvios para a posição que ocuparam em 2015.

Com Leiria a manter a sua posição, imune a descidas e subidas, segue-se Portimão, que com uma escalada de 5 posições consegue a sua melhor posição nacional de sempre, no 13º lugar, seguido de dois municípios que também conseguiram ganhar terreno entre as 15 marcas de referência neste estudo: Viseu e Oeiras, que sobem 1 e 2 posições respetivamente.

Apesar da subida significativa de Oeiras, Matosinhos consegue manter a sua posição, seguindo-se Guimarães, que perde 3 posições, Évora e Viana do Castelo, que sobem 2 e 5 posições, respetivamente.

No top 25 há ainda espaço para Almada, que mesmo perdendo 9 posições, continua entre os 20 municípios com melhor desempenho, Mafra desce duas posições e Albufeira consegue subir um posto. Maia desce duas posições e está, agora, no 23º posto. O Top 25 é fechado por Torres Vedras, que perde 3 posições. No 24º lugar, temos um retorno ao Top 25. Ponta Delgada consegue conquistar o lugar a Vila do Conde e volta, pela 3ª vez, a fazer parte deste grupo de marcas de excelente desempenho.

Top 25 (Imagem: BC)

“Estrelas” do PCBR© 2022

Para além dos prémios atribuídos a cada região, a Bloom Consulting atribui também prémios aos municípios que se destacam, atribuindo-lhe a designação de Marcas Estrela a nível nacional, em cada uma das Dimensões (Negócios, Visitar e Viver) e nas 7 regiões de Portugal. Como explica Filipe Roquette, Diretor Geral da Bloom Consulting em Portugal, “esta distinção não é atribuída necessariamente aos municípios que mais lugares subiram na tabela, mas sim àqueles que conseguiram, através de excelentes resultados, destacar-se e alcançar posições importantes nas respetivas regiões ou dimensões do ranking”. Nesta edição, surge, pela primeira vez, a Marca Estrela dos rankings de municípios com menos de 50, 25 e 10 mil habitantes

A Bloom Consulting

Criada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada no desenvolvimento de estratégias de marca para Países, Regiões e Cidades. Com sede em Madrid, possui escritórios em Lisboa e São Paulo e Londres.

Para além de contar com casos de estudo em 5 continentes, a Bloom Consulting tem vindo a colaborar com a OCDE e a European Travel Commission, sendo, ainda, “Data Partner” oficial do World Economic Forum, contribuindo para a elaboração do seu índice mundial de competitividade.

Portugal City Brand Ranking©: um estudo baseado em “hard data

Desde 2014, que a Bloom Consulting lança, anualmente, o Portugal City Brand Ranking©, recorrendo a um algoritmo proprietário, testado e utilizado em estudos da Bloom Consulting um pouco por todo o mundo.

Este é um estudo diferenciado, uma vez que não têm qualquer variável qualitativa ou de opinião, focando-se exclusivamente emhard data”, dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses de forma tangível e realista.

Este algoritmo é composto por três variáveis base. Na primeira variável, são analisados todos os dados estatísticos que medem o desempenho nas vertentes económica, social e turística, sendo considerados dados de fontes oficiais como o INE ou a Pordata.

A segunda variável consiste na análise de todas as pesquisas online realizadas em todo o mundo, nos principais motores de busca, através da ferramenta Digital Demand – D2©, ajudando a entender a procura proativa existente por todos os municípios portugueses.

Por fim, a terceira variável consiste no desempenho dos canais de comunicação dos municípios, nomeadamente nos seus sites oficiais e páginas em redes sociais. Desta forma, de uma forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.

Imagens: BC.

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