Site icon Jornal A Nação

Lisboa: Operação para angariadores de serviço de transporte de passageiros a partir do aeroporto

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança Aeroportuária, com o empenho de diferentes valências, desenvolveu entre os dias 13 de novembro e 15 de dezembro uma operação visando o combate ao crime de transporte ilegal de passageiros a partir das chegadas do Aeroporto Humberto Delgado, organizado por angariadores que abordam quem chega, oferecendo um serviço de transporte em viatura.

Neste período temporal, realizou 27 ações em diferentes períodos horários, tendo obtido os seguintes resultados:

· 16 sanções pecuniárias enquadradas no Regulamento 386/2019, de 30 abril, correspondendo às mesmas uma quantia monetária subjacente de 30 500.00 euros (trinta mil e quinhentos euros);

· 20 autos de contraordenação ao abrigo do Código da Estrada, correspondendo 9 a estacionamentos (valor 494.94 euros), 3 a faltas de seguro de responsabilidade civil (valor 1 500.00 euros), 6 (seis) por não sujeição de veículo a Inspeção Periódica obrigatória (valor 1 500.00 euros) e 2 (dois) por utilização ou manuseamento de forma continuada de aparelho (telemóvel) suscetível de prejudicar a condução, durante a condução (valor 500.00 euros).

Para a maioria das infrações referidas na alínea anterior foram os condutores autuados diretamente procedendo ao pagamento das autuações nesse momento ou imediatamente a seguir

“A PSP continuará atenta a este fenómeno e continuará a promover operações visando a sua mitigação, aconselhando todas as pessoas que recorrem a este serviço de transporte que o façam SEMPRE através dos meios anunciados pelos operadores”, afirma.

Mais ocorrências

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 13 de dezembro, apreendeu a um passageiro, de 48 anos de idade, um relógio, com o valor monetário de 1200 euros.

O proprietário, que se preparava para viajar, ao passar no rastreio de passageiros no RX, verificou que o seu relógio tinha desaparecido do tabuleiro do mesmo. Alertada a PSP, de imediato se procederam às diligências convenientes, sendo possível chegar ao suspeito, o qual, após confrontado com o furto, com alguma hesitação, acabou por confessar estar na posse do relógio que estava dentro do seu bolso.

O suspeito foi abordado junto da zona de restauração na área internacional, tendo o mesmo sido Constituído Arguido e prestado Termo de Identidade e Residência.

O material foi recuperado e entregue ao seu legítimo proprietário, que posteriormente efetuará a respetiva denúncia.

A 1ª Divisão Policial, no dia 15 de dezembro, pelas 13h30, na freguesia de Misericórdia, procedeu à detenção de um homem de 48 anos de idade, por recair sobre o mesmo um mandado de detenção e condução ao estabelecimento prisional para cumprimento de 6 anos de prisão efetiva, pela prática de quatro crimes de violência doméstica cometidos entre 2004 e 2016.

O detido foi conduzido no Estabelecimento Prisional de Caxias.

A Divisão Policial de Loures, no dia 15 de dezembro, procedeu à detenção de um homem, de 48 anos, sobre a qual pendia um mandado de detenção para cumprimento de um ano e seis meses de pena de prisão efetiva, pela prática um crime de ameaça e coação.

Após o cumprimento das formalidades legais o detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa para cumprimento da pena determinada.

Foto: DR.

Exit mobile version