Site icon Jornal A Nação

Lisboa: Operação de Prevenção Criminal em Zonas Urbanas Sensíveis

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial, realizou no dia 13 de julho, nas freguesias de Marvila e Parque das Nações, uma Operação Especial de Prevenção Criminal, com especial enfoque para zonas urbanas sensíveis.

Contou com a colaboração de várias valências da PSP, designadamente, Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Prevenção e Reação Imediata, Corpo de Intervenção e Grupo Operacional Cinotécnico.

“Cientes do impacto negativo que a criminalidade violenta e grave gera no sentimento de segurança”, a PSP desenvolveu esta operação de grande envergadura no Bairro do Armador (Marvila) e no Bairro Casal dos Machados (Parque das Nações). As referidas zonas urbanas sensíveis sido têm tido episódios de violência, de tráfico de estupefaciente, posse de armas proibidas e crimes contra a autoridade pública, motivo pelo qual se decidiu levar a cabo esta ação operacional tendo em vista o reforço dos níveis positivos de segurança.

A Operação desenrolou-se ao longo de três modalidades de ação, a saber: fiscalização rodoviária, fiscalização a estabelecimentos e controlo de indivíduos suspeitos.

Terminada a ação, foi apreendido o seguinte: 16 doses individuais de haxixe; 1 máquina de jogo (modalidade afins de fortuna e azar); 70 euros em notas do BCE; e 1 telemóvel que havia sido denunciado como roubado na zona de Loures.

“A PSP continuará atenta aos fenómenos criminais que assolam a sua população, procurando adaptar a sua atividade de forma a corresponder da melhor forma às expectativas do cidadão”, salienta.

Ocorrências

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 13 de julho, pelas 11h00, procedeu à detenção de um homem, de 36 anos, por existir sobre o mesmo um Mandado de Detenção.

Os Polícias, aquando do patrulhamento na Estação Ferroviária de Sacavém, abordaram um indivíduo que tinha um Mandado de Detenção, por um crime de dano simples, para pagamento de 750 Euros, convertidos em cem dias de prisão subsidiária.

O arguido fez o pagamento voluntário da quantia estipulada, tendo o mesmo sido restituído à liberdade.

A Divisão Segurança Aeroportuária, no dia 14 de julho, pelas 08h30, procedeu á detenção de uma mulher, de 41 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse de objeto proibido.

A suspeita, passageira de um voo, foi abordada pelos Polícias depois de, no rastreio de bagagem de cabine no RX, se perceber poder existir um objeto proibido.

Aquando da abordagem policial foi possível apreender uma munição, 9 mm, que declarou ser sua.

À suspeita foi dada voz de detenção, constituída arguida, tendo prestado termo de identidade e residência. Confrontada com a possibilidade da suspensão provisória do processo, mediante o pagamento de 1,5 (unidade e meia) de conta no valor de 153 euros, a suspeita concordou efetuar o pagamento do respetivo montante, a qual por sua opção vai reverter a favor da Instituição “Acreditar”.

Nesse mesmo dia, mas pelas 10h15, apreendeu a um homem, de 49 anos, dois sacos com catorze perfumes, por ser suspeito da prática do crime de furto em estabelecimento.

O denunciante, enquanto permaneceu na área de restauração do Aeroporto, terá, por esquecimento, deixado dois sacos com dezasseis perfumes naquele local, fazendo depois o embarque com destino ao Brasil.

Pelas diligências garantidas pelos Polícias, conseguiu-se chegar à identificação do suspeito, o qual é funcionário do aeroporto, tendo assumido de imediato o furto, informando que os tinha levado para sua casa, e que já tinha vendido dois.

Aquando da entrega a esta policia foi possível apreender, catorze perfumes de variadas marcas, no valor total superior a 793,50 euros.

O cidadão foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência. Os artigos serão oportunamente entregues ao legítimo proprietário e o processo correrá os seus termos.

Ao funcionário foi, cautelarmente, apreendido o Cartão de Identificação Aeroportuário para ser avaliada a sua situação.

Foto: DR.

Exit mobile version