Site icon Jornal A Nação

Liga MEO Surf – Allianz Figueira Pro com jornada de notas excelentes no regresso à Murtinheira

A Praia da Murtinheira, a Norte do Cabo Mondego, foi o palco do segundo de ação do Allianz Figueira Pro, este sábado, naquele que foi o regresso da Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf português, dois anos depois, a uma praia que brindou, mais uma vez, as estrelas do surf nacional com condições de grande potencial. Os surfistas corresponderam da melhor forma e ofereceram uma jornada de pontuações excelentes e scores bem elevados rumo às fases finais.

Com a ondulação a cair em relação à véspera, a falta de ondas obrigou a mudar a logística para a Praia da Murtinheira, em Quiaios, com a ação a começar pelas 10 horas. Com as ondas a rolarem a bom ritmo e a oferecerem muitas oportunidades para os surfistas brilharem, a prova retomou com a ronda 2 masculina. E não demorou muito até o nível começar a subir. No primeiro heat houve um duelo muito intenso, que terminou com o triunfo de Marlon Lipke, com Francisco Alves a ser segundo e com o antigo bicampeão nacional Miguel Blanco a ficar pelo caminho, a par de Martim Carrasco.

No heat 2 Diogo Martins mostrou-se novamente em grande forma e arrecadou um triunfo convincente, numa bateria em que deixou Tomás Fernandes no 2º posto. Depois de ter conseguido o melhor score na véspera, o jovem surfista conseguiu, hoje, uma onda de 9 pontos e um total de 15 pontos. Algo que viria a ser melhorado pouco depois pelo campeão nacional em título. Vasco Ribeiro entrou com tudo e rapidamente cimentou o triunfo e o melhor score do evento. Foram 17 pontos, assentes numa primeira onda de 7,75 pontos e uma segunda onda de 9,25 pontos, a melhor até ao momento na prova masculina. Naquilo que foi um show de um homem só, Pedro Coelho acabou por conseguir a segunda posição.

Vasco Ribeiro (Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Embora ninguém tenha conseguido chegar perto da performance de Vasco, na segunda metade da ronda houve mais surfistas em destaque. Tal como na véspera, Joaquim Chaves voltou a evidenciar-se, somando, desta vez, 15,50 pontos, com a terceira nota excelente do dia, um 8,50 pontos. A fechar a ronda Guilherme Ribeiro também conseguiu um triunfo convincente, com 14,25 pontos, numa disputa em que João Kopke foi um dos eliminados.

Joaquim Chaves (Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Os outros vencedores da ronda foram Francisco Almeida, Luís Perloiro e Eduardo Fernandes, numa jornada de grande nível. Assim, os heats da ronda 3 ficaram já definidos, com batalhas muito prometedoras em perspetiva. Desde logo, o heat 2, onde estarão em ação Vasco Ribeiro, Francisco Almeida, Tomás Fernandes e Francisco Alves. Mas também o heat 4 onde os três mais fortes representantes da nova geração do surf nacional se vão enfrentar. A Joaquim Chaves, Afonso Antunes e Guilherme Ribeiro junta-se ainda João Moreira.

Ao final da manhã foi a vez de a ronda 2 feminina ir para a água, com as mulheres a responderem aos homens com performances também de elevada qualidade. Logo no primeiro heat Mafalda Lopes deu um sinal do que estava para vir, vencendo a bateria com 13,25 pontos, com Lua Escudeiro, a grande surpresa até ao momento neste Allianz Figueira Pro, a também seguir em frente. E no heat 2 foi Carolina Mendes a dar espetáculo, alcançando um triunfo folgado, com 15 pontos, e sendo acompanhada para a próxima fase por Charlotte van Berkum.

A campeã nacional Kika Veselko também não facilitou e garantiu um triunfo rumo à ronda 3, numa bateria em que deixou Carina Duarte no 2º posto. O último heat do dia acabou por ser aquele onde se viu mais “fogo de artifício”. Com Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot a destacarem-se desde cedo em relação a Beatriz Carvalho e Mariana Assis, a disputa entre as ex-campeãs nacionais foi decidida na última troca de ondas. Teresa conseguiu 8,35 pontos e ficou com um score de 16,35, mas Yolanda esticou ainda mais a corda, fazendo uma onda de 9,25 pontos, que lhe rendeu o triunfo e um total de 16,75 pontos.

Yolanda Hopkins levou este momento de forma para a Go Chill Expression Session feminina, que fechou o dia de competição, e carimbou o triunfo com uma forte manobra na junção. Yolanda juntou-se a Francisco Almeida como vencedores da Go Chill Expression Session do Allianz Figueira Pro. Isto depois de Francisco Almeida ter sido o grande dominar de uma inovadora Expression Session noturna, que se disputou na sexta-feira, na Praia do Cabedelo.

Yolanda Hopkins (Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Amanhã, a chamada para o dia final do Allianz Figueira Pro está marcada para as 7h15. Numa altura em que ainda faltam disputar-se 16 heats para apurar os campeões da etapa inaugural da Liga MEO Surf 2022, prevê-se, assim, uma longa e entusiasmante jornada este domingo na Praia do Cabedelo.

Agenda para Domingo

07h15 – Call do segundo dia de competição

16h30 – Finais do Allianz Figueira Pro

17h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro

A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona Extra e Rip Curl, o parceiros de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.

Fotos: Jorge Matreno/ANSurfistas.

Exit mobile version