O violoncelo, tal como o conhecemos hoje, é um instrumento que existe há já mais de quinhentos anos. Tem, por isso, muitas histórias para nos contar, designadamente através do imenso e valiosíssimo repertório que lhe foi confiado ao longo dos tempos. Vale a pena, portanto, a Metropolitana dedicar-lhe esta última semana de abril promovendo masterclasses, um concurso, a criação de uma Orquestra de Violoncelos e três dias de concertos no Teatro São Luiz para ouvirmos tudo aquilo que tem para nos dizer.
Passando por obras de Haydn, Schostakovich e vários outros compositores de referência, é ocasião ainda para recordar um dos violoncelistas mais notáveis do nosso panorama musical nas últimas décadas. Paulo Gaio Lima deixou-nos há quase dois anos. Extraordinário intérprete, foi também escutado enquanto pedagogo pela esmagadora maioria dos violoncelistas portugueses da atualidade. Esta é a primeira edição de uma iniciativa que evoca o seu nome e que se pretende com periodicidade bienal.
O Festival do Violoncelo Paulo Gaio Lima decorrerá no Teatro São Luiz, em Lisboa. Bilhetes à venda em https://teatrosaoluiz.byblueticket.pt/Evento?IdEvento=7108&DtEscolhida=04%2F28%2F2023%2000%3A00%3A00 .
Sexta-feira, 28 de abril, pelas 20h00, a Orquestra Metropolitana de Lisboa será dirigida pelo maestro Pedro Neves, interpretando:
J. Braga Santos – Divertimento Nº 2
D. Popper – Requiem, Op. 66 (arr. para 3 violoncelos e orquestra) *
D. Schostakovich – Concerto para Violoncelo Nº 2 **
* Catarina Gonçalves, Ana Cláudia Serrão, Jian Hong nos Violoncelos
** Nuno Abreu no Violoncelo.
Sábado, dia 29 de abril, pelas 20h00, interpretará:
J. Braga Santos – Divertimento Nº 1
J. Haydn – Concerto para Violoncelo e Orquestra em Ré Maior
Com Marco Pereira no Violoncelo.
Domingo, 30 de abril, pelas 17h30, a Orquestra de Violoncelos Paulo Gaio Lima, dirigida por Tatiana Leonor, interpretará:
K. & D. Blackwell – Down Up
K. & D. Blackwell – Tap Dancer
K. & D. Blackwell – Action Movie, da Hollywood Suite
K. & D. Blackwell – Barrier Reef e Cap’n Jack Hornpipe, da Sea Suite
E. Jones – Back-Scratcher
Tradicional – Tia Rosa das Arábias (arr. Carey Beth Hockett)
M. F. Santos – Vê o Girassol (arr. F. Cardoso)
H. Purcell – Rigodão
J. Haydn – Now The Day Is Over
S. Leonardi – Capriccio Polka (arr. Sassmannshaus)
J. S. Bach – Marcha em Sol Maior (melodia da cantata BWV 207)
K. & D. Blackwell – Latin Nights
C. Webster – Scherzo
W. H. Squire – Dança Rústica, Op. 20/5
J. S. Bach – Komm, heiliger Geist, Herre Gott (arr. Johnstone)
J. Offenbach – Can-Can da Abertura Orfeu no Inferno (arr. Sheryl Smith)
D. Cooper – Hoe down (arr. Johnstone)
W. Jurmann – Veronika, der Lenz ist da
T. Gilkyson – Somente o Necessário do Livro da Selva
A. Bruckner – Locus Iste (arr. O. Mandozzi)
C. Gardel – Por una Cabeza (arr. Ângela Carneiro)
C. Saint-Saëns – Cisne, do Carnaval dos Animais
Pixinguinha – Carinhoso (arr. G. B. Souza)
A. Vivaldi – Allegro do Concerto em Sol Menor, RV 531, para dois violoncelos
G. Fauré – Pavane, Op.50
T. Jobim – Luísa
Imagem: OML.