Site icon Jornal A Nação

Federação Equestre Portuguesa lança “Geração Talento Equestre”

A Federação Equestre Portuguesa (FEP) criou o programa “Geração Talento Equestre”, que pretende identificar e capacitar os mais jovens talentos dos diversos escalões de formação.

A apresentação do programa está marcada para sábado, dia 15.01.2022, às 18h00, nas instalações da Sociedade Hípica Portuguesa, sendo que no mesmo local, durante todo o fim de semana, decorre também a primeira sessão de observação dos jovens talentos, entre as 9h00 e as 18h00.

O programa “Geração Talento Equestre” tem por objetivo captar e capacitar jovens dos diversos escalões da Juventude, bem como dotar os Clubes de ferramentas e estratégias de desenvolvimento desportivo.

Este novo programa surge no seguimento do compromisso da FEP na elevação da performance das seleções nacionais em todas as modalidades equestres para o nível Olímpico e de Campeonatos Europeus e Mundiais, assegurando qualificações sistemáticas e participações competitivas, bem como fomentar a formação e o desenvolvimento do desporto Equestre.

Segundo o presidente da FEP, Bruno Rente, “depois de apresentarmos crescimento ao nível do número de atletas federados, importa também desenvolver esforços para elevar os resultados desportivos dos nossos Atletas, já que, há seis anos que não se deteta um aumento de atletas a disputar campeonatos nacionais e os resultados internacionais dos escalões Jovens que são obtidos são isolados e resultam essencialmente de projetos individuais.

Temos muito talento em Portugal, temos uma grande cultura Equestre e um grande legado a preservar e por isso é preciso apostar na nossa base, nos mais jovens, por forma a conduzir com sucesso os nossos talentos até escalões superiores e assim, não só, conquistar resultados desportivos de excelência, mas reincidir nos bons resultados nacional e Internacionalmente.

A Federação Equestre Portuguesa foi fundada em 1927 e obteve o reconhecimento como entidade de utilidade pública desportiva em 1977. Representa todo o desporto equestre em Portugal, sendo membro da Federação Equestre Internacional, do Comité Olímpico de Portugal e da Confederação do Desporto de Portugal. A conquista da 1ª Medalha Olímpica por Portugal foi em Paris, em 1924, na modalidade hípica de Saltos de Obstáculos – Medalha de bronze por equipas. Na sua história importa, ainda, destacar as conquistas de medalhas olímpicas em Berlim (1936), Londres (1948) e mais recentemente o título de Campeões da Europa de resistência equestre em 1999 e Vice-Campeões do Mundo de Atrelagens em 2001.

No ano de 2021 acrescentam-se aos Diplomas Olímpicos na Dressage e nos Saltos de Obstáculos, inúmeras vitórias em provas internacionais de referência, bem como, terminou o Ano com dezenas de Atletas no Top Mundial, tendo mesmo um Atleta a liderar o Ranking Mundial da Sua Classe.

Relembra que são Únicos

• Um Binómio – Performance Única

o Uma modalidade desportiva única baseada na confiança e no respeito mútuo entre Cavalo e Cavaleiro.

• Justo e Igual

o É a única modalidade olímpica em que homens e mulheres competem de igual para igual e sem limite de idades

• Diversidade (Emoção e Harmonia)

o 8 Disciplinas. Da Atrelagem aos Saltos de Obstáculos.

Exit mobile version