Site icon Jornal A Nação

Exposição “Quem és tu?”, do Teatro D. Maria II, em Barcelos

Depois de ter percorrido 8 concelhos de Portugal continental e ilhas, desde março de 2023, a exposição “Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país”, com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa, apresenta-se em Barcelos, na Galeria Municipal de Arte e Theatro Gil Vicente, de 9 de fevereiro a 2 de março.

“Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país”, organizada pelo Teatro Nacional D. Maria II, e desenvolvida em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança, estabelece ligações entre a prática artística e o seu contexto político e social, acompanhando a história do Teatro ao longo de quase 100 anos, desde 1929 até à atualidade.

A concessão do Teatro Nacional D. Maria II à Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro acompanhou 45 dos 48 anos da ditadura do Estado Novo. Nesse período, o teatro português desenvolveu-se, afirmou-se e definiu-se na relação com o regime. Recuperando a relação da companhia Rey Colaço-Robles Monteiro com o território nacional, esta exposição pensa as relações entre os espetáculos apresentados e as diferentes camadas de representação (do país, da sociedade, do teatro e dos regimes políticos), potenciando a perceção pública de uma certa ideia de (e para o) teatro nacional, tanto enquanto edifício, como na sua missão.

A partir de materiais documentais – figurinos e trajes, fotografias, registos sonoros e audiovisuais, programas, objetos de cena, imprensa –, produz-se um comentário crítico à história social e política que o país construiu, observando a permeabilidade e a resistência do teatro a essas realidades.

A inauguração da exposição terá lugar na Galeria Municipal de Arte, na próxima sexta-feira, dia 9 de fevereiro, às 18h00, seguida de uma visita guiada com o curador, Tiago Bartolomeu Costa, e, logo depois, no Theatro Gil Vicente. Da programação da exposição “Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país”, fazem ainda parte visitas guiadas – dia 9 de fevereiro, às  18H30, e dia 2 de março, às 15h00,  na Galeria Municipal de Arte e Theatro Gil Vicente -, uma oficina para famílias, no dia 17 de fevereiro, às 10h30, com coordenação de Vera Santos, e um debate, a 2 de março, às 17h00, sobre as relações entre a memória do teatro e do país, moderado por Tiago Bartolomeu Costa, comissário da exposição, e organizado em colaboração com a Comissão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Zoo Story e Laboratório Zoo Story

O Theatro Gil Vicente recebe a peça “Zoo Story”, no dia 9 de fevereiro, em duas sessões: às 10h30, destinada ao público escolar e, às 21h30, para o público em geral.

O argumento é baseado numa peça de Edward Albee que Marco Paiva pega e transcreve para língua gestual portuguesa.

A partir da peça Zoo Story e da sua proposta de encenação, Marco Paiva coordena este laboratório de teatro, composto por ações de sensibilização junto dos mais novos e conversas com o público depois de cada sessão do espetáculo. “Podemos entrar?” destina-se a alunos do 3º ciclo e acontece no dia 8 de fevereiro nas escolas do concelho; e “Conversas depois de um espetáculo para preparar o futuro”, no dia 9, logo após a peça de teatro.

Imagem: DR.

Exit mobile version