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Expo Fish Portugal: 21 mercados importadores “atacam” pescado português

A DOCAPESCA anunciou, hoje, a presença na EXPO FISH PORTUGAL de importadores de pescado oriundos de 21 mercados internacionais, desde Espanha à Austrália, passando pela Letónia, Canadá, Japão, Singapura, ou Tailândia e mais de 80 expositores, numa estratégia de alavancagem e dinamização do setor.

Se habitualmente, os maiores clientes externos são Espanha, França e Itália, que representam mais de 2/3 das exportações, a EXPO FISH PORTUGAL espera contribuir para o alargamento deste leque internacional aos cinco continentes, alavancando a internacionalização do setor da pesca e da comercialização do pescado.

Nesta feira, inteiramente virtual, espera-se aumentar o consumo dos principais mercados, e em simultâneo, criar relações sustentadas e duradouras com novos destinos menos tradicionais, que veem no pescado português uma fonte de produção singular de alta qualidade.

Organizada pela DOCAPESCA e com o patrocínio institucional do Ministério do Mar, “pretende centralizar a oferta de pescado nacional num evento virtual, que agrega comércio, investigação e inovação, e potenciar a dinâmica do setor, onde as empresas vão poder relacionar-se com uma dinâmica maior, mais ágil e mais integradora, com os mercados internacionais interessados”, refere a organização em nota.

A pesca, aquacultura e transformação do pescado que têm um Valor Acrescentado Bruto (VAB) de cerca de 1.7 mil milhões de euros e empregam mais de 60.000 pessoas, esperam manter em 2022 a tendência de crescimento da última década (face a 2010, o VAB cresceu 41%).

De sublinhar que, apesar da resiliência demonstrada pelo setor do pescado, Portugal exportou, em 2020, menos 15,5% (917,6 M€) do que em 2019, consequência da pandemia de COVID-19, com o mercado europeu a ter um maior peso neste resultado (16,9%) do que o resto do mundo (10,4%). A única exceção são as conservas portuguesas que aumentaram as exportações em 13,8%, e foram o principal grupo de produtos exportados por Portugal em 2020, segundo o INE.

No 1º semestre de 2021, registou-se um crescimento no valor das exportações de 13% face ao período homólogo de 2020. No caso do pescado fresco transacionado em lota, o aumento do valor foi de 20% face a 2020 e de 8% face a 2019, superando assim os valores pré-pandemia.

A EXPO FISH PORTUGAL, que surge com um formato modernizado e apoiado na evolução digital e virtual, para dar resposta à nova realidade contactless, vai ser composta por um espaço expositivo virtual, por uma plataforma de encontros de negócios B2B, e uma conferência em formato híbrido, que irá decorrer na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.

Num evento único, os participantes vão conseguir centralizar a oferta de pescado nacional (fresco e transformado); agregar comércio, investigação e formação no âmbito do setor das pescas, dirigido a profissionais nacionais e estrangeiros; contribuir para a evolução digital dos produtos da pesca; facilitar o acesso aos mercados externos; e aumentar o leque de clientes e investidores potenciais.

Foto: DR.

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