Site icon Jornal A Nação

Estreia de “Constantino, o Bicho de Contos”

“constantino, O Bicho de Contos” leva-nos pelas diferenças e inadaptação de um bicho-de-conta, que o irão motivar a agir com confiança e coragem no seu espaço-mundo.

A estreia do espetáculo conta com sessão dupla no teatroesfera, em Queluz, e irá acontecer no dia 20 de maio, sábado, às 16h00, e no dia 21 de maio, domingo, às 11h00.

Priorizando as crianças, a antestreia do espetáculo terá lugar no Centro Cultural Olga Cadaval, que irá promover três sessões exclusivas para escolas do Município de Sintra. Posteriormente, “Constantino, O Bicho de Contos” iniciará a sua digressão por escolas de todo o país.

Criado a partir da obra homónima do autor Luís Miguel António – livro que se manteve no top de vendas da Feira do Livro de Lisboa de 2022, e com a adaptação para teatro de Patrícia Susana Cairrão e encenação de Ricardo G. Santos, “Constantino, O Bicho de Contos” propõe-nos ir à descoberta do mundo onde nasceu. Entramos por um jardim onde cada ser tem o seu papel, mas cedo Constantino percebe que é diferente de todos os bichos-de-conta que aí habitam – desde cedo percebe que não sabe contar.

A peça versa, assim, sobre a diferença, enquanto exercício de aceitação, e que torna possível a descoberta, por um lado, de limites, que com coragem e perseverança vão sendo ultrapassados, e por outro de possibilidades que se revelam ante as singularidades diferenciadoras de cada ser.

Um espetáculo com um dispositivo cénico que, através da exploração coreográfica, da imagem, da manipulação de objetos e da composição de sonoridades distintas, é, em simultâneo, uma instalação, um cenário e um objeto que se descobre e se transforma ao longo da estória. Dois atores em cena revelam-nos diferentes perspetivas de olhar o outro, através de formas, pontos de vista, distâncias e alturas diversas.

No final de cada sessão do espetáculo, o público terá a possibilidade de adquirir o livro “Constantino, O Bicho de Contos”, e irá, ainda, proporcionar-se uma conversa aberta ao público, com a presença do autor e dos diretores artísticos, sobre em que consiste ser diferente, e a potencialidade e riqueza de descobrirmos o que a nossa diferença nos traz de bom.

Peça de teatro para M/3, com duração aprox.: 60 min.

“Constantino, O Bicho de Contos”, com Miguel Moisés e Nuno Moniz, tem antestreia em Sintra (sessão p/ escolas), no Centro Cultural Olga Cadaval a 9 e 10 de maio, terça-feira, às 10h30 e 14h30; quarta-feira, às 10h30.

Terá estreia no Teatroesfera, Queluz, a 20 e 21 de maio, sábado às 16h00 e domingo às 11h00.

Mais tarde, será apresentado na Casa da Marioneta, Sintra, a 11 novembro, e Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, Oeiras, a 12, 19 e 26 de novembro (domingos).

Imagem: DR.

Exit mobile version